Treinamento buscou fortalecer laços culturais, promover a Oktoberfest Blumenau e impulsionar o turismo
A capacitação ocorreu em um hotel em Munique, durante a Oktoberfest da cidade, levando, pela primeira vez, em uma experiência exclusiva. A ideia é de que a ação destaque as conexões entre os dois países, estimulando o turismo.
A expectativa é de que a ação siga sendo realizada durante os próximos anos, com o objetivo de fortalecer o laço entre Brasil e Alemanha, atraindo o interesse daqueles que já trabalham com o turismo germânico, além de ampliar a promoção da Oktoberfest Blumenau. Entre os destaques, estão atrativos como o ecoturismo, o cicloturismo, a gastronomia e a proximidade cultural.
Durante o evento, o prefeito de Blumenau, Egídio Ferrari, reforçou a importância do trabalho de promoção turística no exterior. “O turismo é uma das principais engrenagens que movimenta a economia de Blumenau e de toda Santa Catarina. Ao capacitar guias na própria Alemanha, estamos garantindo que mais pessoas conheçam nossa história, nossa cultura e sintam vontade de visitar nossa cidade. A expectativa é de que a promoção gere resultados concretos para o comércio, setor hoteleiro e todos que vivem do turismo em Blumenau.”
A Secretária de Estado do Turismo de Santa Catarina, Catiane Seif, também destacou o caráter inovador da iniciativa. “Esta é uma ação inédita, idealizada pelo governador Jorginho Mello, que leva o turismo catarinense a um novo patamar. Estarmos aqui, durante a Oktoberfest de Munique, capacitando profissionais alemães, é um passo estratégico que conecta Santa Catarina ao mercado internacional e amplia de forma exponencial a visibilidade do nosso estado como destino turístico de excelência.”
Somente no primeiro semestre de 2025, Santa Catarina registrou um crescimento de 66,45% no número de visitantes estrangeiros em relação ao mesmo período do ano anterior. De acordo com a Secretaria de Estado do Turismo de Santa Catarina foram contabilizados 565.710 turistas nos últimos 6 meses, consolidando o estado como um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil.
A iniciativa coloca Blumenau e Santa Catarina em uma rota global de promoção turística, fortalecendo a imagem do Estado como um destino único e internacionalmente reconhecido.