Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Blumenau recebe pela primeira vez o embaixador da Itália

Encontro nesta terça-feira, dia 20, serviu para estreitar relações com o país europeu

Foto: Giovanni Silva/PMB

O prefeito de Blumenau, Egidio Ferrari, recebeu nesta terça-feira, dia 20, o embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese. É a primeira vez que um representante oficial do governo italiano vem para Blumenau, uma visita que tem como objetivo estreitar e fortalecer relações para buscar cooperação bilateral em temas como economia, cultura e educação.

Ferrari apresentou dados da cidade para o embaixador, ressaltando que existem ainda muitos descendentes de italiano tanto em Blumenau como em cidades da região. “É uma oportunidade que a gente tem para resgatar e fortalecer a nossa história, a cultura dos italianos e também, claro, de estreitar relações com o país. Estamos em um momento especial, no ano passado demos um grande passo e assinamos um pacto de amizade com Trento. Agora, recebemos o embaixador aqui e nos colocamos à disposição para possíveis parcerias e cooperações, mostrando que Blumenau é uma cidade que cresce de forma sustentável e de muitas oportunidades”, afirmou o prefeito.

O embaixador se mostrou feliz com a visita e surpreso com a recepção que teve na cidade. “É muito gratificante ver o progresso dos descendentes de imigrantes italianos. Eles chegaram aqui sem nada e teriam orgulho de ver o que foi construído aqui. Fiquei feliz também em ver o orgulho de todos em manter os costumes, o idioma e a gastronomia italiana. Costumo dizer que eles também são embaixadores da Itália”, disse Cortese.

A agenda da comitiva da embaixada e do consulado italiano começou de manhã no gabinete do Prefeito, teve um almoço com autoridades na sede do Planetapeia, um encontro com grupos de descendentes de italianos de Blumenau e região no Salão Nobre e terminou com uma visita à empresa Altona, no fim da tarde.