O BrazOpt 2026 conta com o apoio da Sedec e marca a estreia do encontro fora das capitais
A escolha de Blumenau reforça o movimento de interiorização da pesquisa científica de excelência. Embora Santa Catarina já tenha sediado o evento em quatro ocasiões (todas em Florianópolis), a edição de 2026 foca no desenvolvimento regional e na conexão direta entre a academia e o setor produtivo. A otimização matemática é, atualmente, essencial para o funcionamento de tecnologias como Inteligência Artificial (IA), Machine Learning e Robótica.
“O apoio da Sedec reafirma o compromisso de Blumenau em ser uma cidade protagonista. Trazer um evento desse porte conecta nossa indústria local com o que há de mais avançado na ciência mundial. É assim, unindo a academia com o setor produtivo, que fortalecemos nosso ecossistema de inovação e geramos novas oportunidades para a região”, esclarece o secretário da pasta, Walfredo Balistieri.
O evento reúne nomes que lideram a inovação e a tecnologia mundial, incluindo palestrantes de renome da Alemanha, Japão, Estados Unidos, França e Brasil, que são referências mundiais e possuem alto impacto científico. A programação também abordará temas críticos para a infraestrutura nacional, setor elétrico e segurança energética no Brasil.
Um dos pontos altos será a mesa redonda “Desafios de Otimização no Mundo Real”, que unirá academia e indústria. O debate contará com especialistas de empresas que são referências em inovação na região e no país, como Ambev Tech e Venturus, além de pesquisadores do ITA e do Cepel (Eletrobras).
Além do apoio da Sedec, o evento é viabilizado pela FAPESC, CAPES, IMPA, SBMAC e FGV EMAp. A UFSC Blumenau fica na Rua Marechal Rondon, 880, Salto do Norte. Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no site brazopt2026.blumenau.ufsc.br.






