Blog do Prisco
Notícias - Lateral

BRDE: 646 milhões para o audiovisual no Brasil

O Fundo Setorial do Audiovisual – FSA – destinará, nos próximos meses, R$ 646 milhões em linhas de financiamento para o setor através do Programa Brasil de Todas as Telas – Ano 2. O BRDE é o operador financeiro responsável pela análise dos projetos, pela distribuição dos recursos do Fundo e sua fiscalização. O anúncio foi feito pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o diretor-Presidente da ANCINE, Manoel Rangel, em cerimônia, no Rio (01/10), que contou com a presença do diretor Presidente do BRDE Neuto Fausto De Conto (foto) e do Presidente do BNDES Luciano Coutinho.

neuto brdeO Programa Brasil de Todas as Telas foi moldado para atuar na expansão do mercado e na universalização do acesso às obras audiovisuais brasileiras. Os recursos se destinam à produção de filmes longa-metragem para o cinema e séries para a televisão, e abertura e digitalização de salas de cinema. Também são contemplados financiamentos para a linha de distribuição de longas e para o desenvolvimento de jogos eletrônicos.
Durante a cerimônia Rangel apresentou as linhas gerais de financiamento ao audiovisual e um balanço do primeiro ciclo do Programa que mostra o apoio a 306 longas-metragens e 433 séries ou filmes para televisão. Os investimentos também permitiram a estruturação de 55 núcleos criativos em todas as regiões do País. “A manutenção das linhas de apoio ao setor tem favorecido a produção audiovisual regional. Isso vai ao encontro dos objetivos do BRDE, que é fomentar o desenvolvimento socioeconômico. O segmento é representativo na economia brasileira e também no Sul do País”, afirmou De Conto.
Nos seis primeiros meses de 2015, o BRDE emitiu 208 contratos, volume 123,6% superior ao do ano passado (93 contratos). Desde o início da parceria firmada entre a Agência Nacional de Cinema (Ancine), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e BRDE, em junho de 2012, foram emitidos 368 contratos.

Foto: Ag. Senado, arquivo, divulgação

Posts relacionados

Projeto de Lei que amplia liberdade econômica em Santa Catarina vai facilitar abertura de empresas no Estado

Redação

Governo de Santa Catarina lança edital para construção da Barragem de Botuverá

Redação

Esquerdopata enxovalha SC; deputado devolve na moleira

Redação