Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Brusque avança em cooperação internacional com Polônia e Itália

Parcerias incluem educação bilíngue, intercâmbio cultural e projetos estratégicos para o desenvolvimento local

Brusque avança na consolidação de parcerias internacionais com a Polônia e a Itália, por meio de iniciativas voltadas à educação, cultura e desenvolvimento econômico. Na última semana, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Valdir Walendowski, participou de duas reuniões estratégicas: uma com o presidente da Fundação José Walendowski Luiz Antônio Loyola Walendowsky, e o secretário, Nilton Jair Proença, para tratar da cooperação entre a prefeitura e a cidade polonesa de Gmina Popielów; e outra com o Consigliere do Comitê dos Italianos Residentes no Exterior no PR/SC, Márcio Fumagalli, sobre o fortalecimento dos laços entre Brusque e a Itália por meio do Circolo Italiano di Brusque.

Segundo o secretário, o termo com a Polônia já está em fase de articulação e deve ser assinado em março de 2026, durante visita oficial do prefeito, André Vechi, ao país europeu. As conversas iniciaram após a vinda de uma comitiva polonesa ao município, no mês de agosto do ano passado, quando Gmina Popielów e Brusque assinaram uma carta de intenções de parceria.

A cooperação prevê o ensino da língua polonesa em Brusque, somando-se ao italiano e ao alemão, principais etnias formadoras da cidade. “Recebemos a confirmação oficial do governo polonês sobre a vinda de uma professora da Polônia, que ficará o ano todo em Brusque dando aulas de polonês para alunos e formação de professores. Isso já está dentro do acordo de cooperação”, destacou Walendowski.

Outras ações previstas incluem o intercâmbio de estudantes. Quinze jovens poloneses devem vir a Brusque, enquanto outros quinze brusquenses viajarão à Polônia no segundo semestre do próximo ano. O secretário também destacou, que durante a viagem ao país, o prefeito fará uma visita ao Senado polonês, que mantém uma comissão específica para assuntos de comunidades polonesas no exterior.

Além disso, o projeto da Praça Imigrantes da Polônia, localizada no bairro Jardim Maluche, que já possui esculturas instaladas e projeto arquitetônico assinado pela arquiteta Andrea Volkmann, deverá avançar com recursos oriundos do governo polonês e emendas parlamentares.

Cooperação com a Itália: moda, idioma e segurança

Em outra frente, Brusque também articula uma aproximação com a Itália. Entre os projetos em destaque está a Semana da Moda de Brusque, em fase de articulação com entidades. A proposta é incluir a participação italiana, trazendo referências da moda do país europeu para valorizar o polo têxtil brusquense. “Brusque é a cidade da moda, um destino de compras, queremos consolidar ainda mais isso, com eventos profissionais que fortaleçam nosso posicionamento no setor”, disse o secretário.

Outro destaque das tratativas de cooperação é a implantação de um projeto-piloto de ensino da língua italiana em escola municipal, além do curso do idioma para a comunidade.

A cooperação poderá se estender também à área da Defesa Civil. Brusque busca estreitar laços com órgãos especializados da Itália, reconhecidos mundialmente por sua atuação em emergências como terremotos, enchentes e nevascas. O objetivo é trocar experiências e trazer boas práticas para a realidade local. A articulação com a Itália envolve ainda o Consulado Italiano em Curitiba.

Posts relacionados

Audiência Pública aprova Plano Municipal de Redução de Riscos em Brusque

Redação

Samae se reúne com Amve para debater revisão Plano Municipal de Saneamento Básico de Brusque

Redação

Jorginho Mello participa em Brusque de inauguração de nova fábrica de painéis para construção civil

Redação