Parcerias incluem educação bilíngue, intercâmbio cultural e projetos estratégicos para o desenvolvimento local
Brusque avança na consolidação de parcerias internacionais com a Polônia e a Itália, por meio de iniciativas voltadas à educação, cultura e desenvolvimento econômico. Na última semana, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Valdir Walendowski, participou de duas reuniões estratégicas: uma com o presidente da Fundação José Walendowski Luiz Antônio Loyola Walendowsky, e o secretário, Nilton Jair Proença, para tratar da cooperação entre a prefeitura e a cidade polonesa de Gmina Popielów; e outra com o Consigliere do Comitê dos Italianos Residentes no Exterior no PR/SC, Márcio Fumagalli, sobre o fortalecimento dos laços entre Brusque e a Itália por meio do Circolo Italiano di Brusque.
Segundo o secretário, o termo com a Polônia já está em fase de articulação e deve ser assinado em março de 2026, durante visita oficial do prefeito, André Vechi, ao país europeu. As conversas iniciaram após a vinda de uma comitiva polonesa ao município, no mês de agosto do ano passado, quando Gmina Popielów e Brusque assinaram uma carta de intenções de parceria.
A cooperação prevê o ensino da língua polonesa em Brusque, somando-se ao italiano e ao alemão, principais etnias formadoras da cidade. “Recebemos a confirmação oficial do governo polonês sobre a vinda de uma professora da Polônia, que ficará o ano todo em Brusque dando aulas de polonês para alunos e formação de professores. Isso já está dentro do acordo de cooperação”, destacou Walendowski.
Outras ações previstas incluem o intercâmbio de estudantes. Quinze jovens poloneses devem vir a Brusque, enquanto outros quinze brusquenses viajarão à Polônia no segundo semestre do próximo ano. O secretário também destacou, que durante a viagem ao país, o prefeito fará uma visita ao Senado polonês, que mantém uma comissão específica para assuntos de comunidades polonesas no exterior.
Além disso, o projeto da Praça Imigrantes da Polônia, localizada no bairro Jardim Maluche, que já possui esculturas instaladas e projeto arquitetônico assinado pela arquiteta Andrea Volkmann, deverá avançar com recursos oriundos do governo polonês e emendas parlamentares.
Cooperação com a Itália: moda, idioma e segurança
Em outra frente, Brusque também articula uma aproximação com a Itália. Entre os projetos em destaque está a Semana da Moda de Brusque, em fase de articulação com entidades. A proposta é incluir a participação italiana, trazendo referências da moda do país europeu para valorizar o polo têxtil brusquense. “Brusque é a cidade da moda, um destino de compras, queremos consolidar ainda mais isso, com eventos profissionais que fortaleçam nosso posicionamento no setor”, disse o secretário.
Outro destaque das tratativas de cooperação é a implantação de um projeto-piloto de ensino da língua italiana em escola municipal, além do curso do idioma para a comunidade.
A cooperação poderá se estender também à área da Defesa Civil. Brusque busca estreitar laços com órgãos especializados da Itália, reconhecidos mundialmente por sua atuação em emergências como terremotos, enchentes e nevascas. O objetivo é trocar experiências e trazer boas práticas para a realidade local. A articulação com a Itália envolve ainda o Consulado Italiano em Curitiba.