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Brusque recebe especialista em educação de Sobral para compartilhar experiências em políticas públicas

Ebert Lima compartilha estratégias que fizeram de Sobral um município referência em educação no Brasil

Nesta Quarta-feira (8), a rede municipal de ensino de Brusque recebeu o professor, pesquisador e doutor Ebert Lima, ex-secretário de Educação de Sobral, município referência em desempenho escolar no Brasil. A visita integra um ciclo de formações e encontros promovidos ao longo de 2025 com diretores de escolas da rede municipal.

O encontro foi marcado por momentos de reflexão sobre a gestão escolar e a busca por práticas pedagógicas que garantam aprendizagem de qualidade. Diretores e coordenadores pedagógicos puderam conhecer estratégias bem-sucedidas aplicadas em Sobral, que transformaram a educação local e elevaram os índices do IDEB a níveis de referência nacional.

A Secretaria de Educação de Brusque tem se dedicado a buscar referências nacionais para melhorar a qualidade do ensino. “Sobral é uma referência, nota 10 no IDEB, e é assim que nós queremos construir a nossa educação aqui na cidade. Então, nada melhor do que conversar com quem instituiu isso lá em Sobral”, destacou a secretária de Educação, Franciele Mayer.

Durante o encontro, Ebert Lima compartilhou suas experiências em políticas públicas que transformaram a educação em Sobral. “Hoje foi um momento de reflexão sobre a importância do fortalecimento da gestão escolar, da garantia da aprendizagem, para garantir bons resultados educacionais”, declarou o ex-secretário. “Compartilhamos um pouco da experiência educacional do município de Sobral, que é uma referência em educação no Brasil, principalmente para fortalecer as práticas na garantia da aprendizagem e na oferta de uma boa educação pública de qualidade”, concluiu.

O encontro também teve o objetivo de preparar os diretores para a aplicação da prova do Saeb, que será realizada no dia 20 com alunos do 2º, 5º e 9º anos, onde serão avaliados em português e matemática, sendo a frequência escolar um indicador igualmente importante. Esta avaliação serve para diagnosticar a qualidade da educação básica no Brasil.

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