Blog do Prisco
Manchete

Brusque terá nova eleição municipal em 3 de setembro

Na sessão plenária desta terça-feira (27), os juízes do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) aprovaram as normas e o calendário referente à nova eleição municipal de Brusque. Conforme a Resolução nº 8060/2023, os eleitores irão às urnas no dia 3 de setembro, das 8h às 17h, para eleger os novos prefeito e vice-prefeito.

Estarão aptos para votar as eleitoras e eleitores que, até o dia 5 de abril de 2023, tenham requerido sua inscrição eleitoral, alterado seus dados cadastrais ou transferido seu domicílio eleitoral para o município.

Quanto aos partidos, poderão participar do novo pleito aqueles que, até 3 de março deste ano, tenham registrado o seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, até a data da convenção, tenham órgão de direção constituído no município, de acordo com o respectivo estatuto.

Os requerimentos de registro de candidaturas de partidos políticos, federações ou coligações devem ser entregues aos Cartórios da 5ª e 86ª Zonas Eleitorais (ZEs) de Brusque até às 19h do dia 26 de julho.

Vale lembrar que, do dia 26 de julho ao dia 3 de setembro, os Cartórios 5ª e 86ª ZEs também realizarão expediente judicial, aos sábados, domingos e feriados, no horário das 15h às 19 horas.

A propaganda eleitoral será permitida a partir do dia 27 de julho, inclusive pela internet. Já o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão começa dia 5 de agosto e vai até o dia 31 do mesmo mês. Sendo exibido de segunda a sábado em dois blocos diários de 10 minutos cada.

Confira o calendário eleitoral das eleições suplementares do dia 3 de setembro.

Motivo

Na sessão do dia 4 de abril deste ano, o TSE determinou, por 5 votos a 2, a cassação dos mandatos do então prefeito de Brusque, José Ari Vequi, e seu vice, Gilmar Doerner, por abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral nas Eleições Municipais de 2020.

Os ministros, em sua maioria, também reconheceram a inelegibilidade de todos os envolvidos para as eleições que se realizarem nos oito anos subsequentes às eleições daquele ano.

Por Marcos Andrade/Jairo Grisa

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Posts relacionados

38ª Fenarreco: a mais brusquense de todos os tempos

Redação

Prefeitura lança edital de concurso público com 32 cargos em diferentes áreas

Redação

Famílias lotam pavilhões da Fenarreco no primeiro domingo da festa

Redação