Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Câmeras e equipamentos de segurança são entregues pela CDL para Florianópolis

Evento nesta terça-feira marcou conclusão do projeto custodiado pela entidade para promover mais segurança no centro da Capital

24 novas câmeras de segurança com reconhecimento facial e dois diciclos de patrulha já estão em operação no centro de Florianópolis. Os equipamentos fazem parte de um projeto promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e custodiado pelos empresários do Núcleo de Proprietários de Imóveis e Imobiliárias da região. A entrega ocorreu nesta terça-feira (27), durante o almoço realizado na sede da entidade.

O evento marca mais uma etapa do plano de revitalização do centro da cidade, com foco em segurança, limpeza urbana e qualidade de vida. “Os projetos, que já mostram resultados práticos, fazem parte de um esforço contínuo da entidade para tornar o Centro mais acolhedor, seguro e atrativo para moradores, comerciantes, turistas e investidores. Todo esse movimento, unindo CDL, administração pública e sociedade, buscando ressignificar os espaços da cidade”, destaca o presidente da CDL Florianópolis, Eduardo Koerich.

Estiveram apresenta no evento representantes da CDL e do Núcleo dos Proprietários de Imóveis e Imobiliárias do Centro, a vice-prefeita e secretária de Segurança e Ordem Pública de Florianópolis, Maryanne Mattos, jornalistas e empresários.

“A prefeitura está constantemente oferecendo contratos para aquisição desse tipo de equipamento, porque ele é extremamente útil e necessário. Mas na esfera pública, o processo é mais demorado por questões burocráticas. Com a ajuda da iniciativa privada e de entidades como a CDL, conseguimos atender essa demanda com mais agilidade, e dar uma resposta prática ao cidadão”, destaca Maryanne.

Novos equipamentos

Dois diciclos, equipamentos de patrulha móvel que deveriam auxiliar em rondas na região, foram localizados pela CDL e disponibilizados à prefeitura. Agora, passamos a integrar as operações da Guarda Municipal e de agentes da segurança pública.

“Eles possuem pneus mais robustos para circular nas calçadas e ruas irregulares do centro, além de uma altura que facilita a visibilidade para quem está monitorando. Segundo estudos, uma pessoa com o diciclo, consegue ter a agilidade e eficiência de cinco pessoas durante uma ronda, justamente porque circula muito mais rápido”, explica o presidente da CDL.

Além disso, 24 câmeras de segurança com tecnologia de Inteligência Artificial e reconhecimento facial entram em operação. Elas se espalharam pelo centro da capital, nas ruas Vidal Ramos, Trajano, Deodoro com Conselheiro Mafra, Felipe Schmidt com Jerônimo Coelho e Largo da Alfândega. E, no centro leste, na rua João Pinto.

As localidades foram determinadas em conjunto com a Guarda Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar, avaliando os maiores sinistros e registros de boletins de ocorrência da região central. Todas as informações e dados coletados pelas câmeras ficarão à disposição no sistema integrado das forças de segurança, incluindo a corporação do Corpo de Bombeiros.

“É um projeto construído a quatro mãos: tem, como começo, o DNA de iniciativa da CDL e do Núcleo, mas conta também com o apoio fundamental do poder público, por meio da prefeitura, das forças de segurança e também da Khronos, com o desenvolvimento dos equipamentos. Temos 6 totens, totalizando 24 câmeras de alta tecnologia e em funcionamento 24 horas por dia. Um avanço essencial para aumentar não só a sensação de segurança, mas a presença dela na prática”, explica o diretor de Tecnologia e Inovação da CDL, Bruno Correa de Souza.

O núcleo

A disponibilização de equipamentos para a cidade faz parte de um projeto ainda maior, estruturado pelo Núcleo dos Proprietários de Imóveis e Imobiliárias do centro de Florianópolis. Criado em janeiro de 2025, esse “braço” da CDL tem como foco o fortalecimento e a valorização dos imóveis e do comércio na região.

Atualmente, o Núcleo é composto por duas imobiliárias e 14 proprietários de imóveis, com 58 operações comerciais vigentes, e 516 em potencial. Conta também com a parceria de Sindilojas e de patrocinadores.

Outra ação já desenvolvida pelo Núcleo, por exemplo, é a implantação de um projeto inovador de limpeza e manutenção urbana, com um carro elétrico de recolhimento de lixo. Semanalmente, o veículo retirou das ruas do centro mais de 10 toneladas de resíduos.

Confira mais fotos aqui