Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Carmen Zanotto manifesta otimismo sobre votação da PEC das Cotas

A deputada Carmen Zanotto participou na tarde desta terça-feira (15) de reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que assumiu o compromisso de colocar na pauta do plenário a PEC 134, que  cria cota para as mulheres no Legislativo, entre o primeiro e segundo turnos da votação da Reforma Política. 

Presidente da comissão especial que debateu a PEC das cotas, Carmen disse que sua expectativa é de otimismo. “O compromisso do presidente Rodrigo Maia foi consistente. Acreditamos que essa matéria tão importante para a representação política das mulheres em todas as Casas Legislativas seja logo levada ao plenário. Agora, nós precisamos nos manter mobilizadas não só aqui no Congresso Nacional, mas em todo o país”, disse a parlamentar. 

Carmen Zanotto cotas 2
A proposta prevê 10% das cadeiras para as mulheres na primeira legislatura; 12% na segunda e 16% na terceira

A PEC assegura ao gênero feminino percentual mínimo de representação nas cadeiras da Câmara dos Deputados, das Assembleias Legislativas, da Câmara Distrital e das Câmaras Municipais nas três legislaturas subsequentes à promulgação da emenda. A proposta prevê 10% das cadeiras para as mulheres na primeira legislatura; 12% na segunda e 16% na terceira.

Segundo o texto, caso o percentual mínimo não seja atingido, as vagas necessárias serão preenchidas pelas candidatas do gênero com maior votação nominal individual dentre os partidos que atingiram o quociente eleitoral.

Na avaliação de Carmen Zanotto, a atual legislação eleitoral que determina cota de 30% do gênero nas nominatas partidárias para disputar as eleições é insuficiente. “As atuais regras não refletem a nossa presença na sociedade. As mulheres hoje são mais 50 % da população brasileira, mas somos apenas 1% no Parlamento.Essa situação de desigualdade do gênero na representação política tem precisa acabar”, criticou.

Fotos Divulgação

Posts relacionados

Tomam posse novas diretoras de Unidades de Ensino municipais

Redação

Comitiva da Assistência Social da FECAM encerra agenda de 48h em Brasília em busca de mais recursos para os municípios catarinenses

Redação

Prefeita de Lages e prefeito de Biguaçu se filiam ao Republicanos

Redação