Blog do Prisco
Destaques

Caroline De Toni designa Luiz Philippe de Orleans e Bragança como relator da PEC 28/24 e Filipe Barros para a PEC 8/21

A presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, Caroline De Toni (PL-SC – foto), anunciou a escolha dos relatores para duas Propostas de Emenda à Constituição (PEC) que têm gerado grande expectativa no cenário político nacional: a PEC 28/2024 e a PEC 8/2021. Ambas as propostas visam trazer mais clareza às competências e promover um maior equilíbrio entre os poderes da República.

O deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP) foi designado como relator da PEC 28/2024, que permite ao plenário da Câmara e do Senado sustar decisões do STF que sejam consideradas como uma extrapolação de seus poderes. Já a PEC 8/2021, que propõe o fim das decisões monocráticas por parte dos ministros da Suprema Corte, será relatada pelo deputado Filipe Barros (PL-PR), líder da oposição.

Caroline De Toni enfatizou a relevância dessas propostas no contexto democrático e destacou a experiência e competência técnica dos deputados designados. “As PECs 28/2024 e 8/2021 são fundamentais para garantir o equilíbrio entre os poderes, princípio essencial de qualquer democracia sólida. Acredito que Luiz Philippe de Orleans e Bragança e Filipe Barros estão plenamente capacitados para relatar essas matérias com a seriedade e o rigor técnico que o tema exige,” afirmou a presidente da CCJC.

Ela ainda reforça que a CCJC votará pela admissibilidade ou não das propostas. “A CCJC não trata do mérito em si das propostas, quando votamos na Comissão estamos avaliando se o texto é ou não compatível com a ordem constitucional. A escolha dos relatores reflete o compromisso da CCJC em avançar com essas discussões de maneira responsável e alinhada com os valores republicanos”, explicou.

Posts relacionados

Vitória para a saúde: articulação de Carlos Humberto (PL) com Juliana Pavan (PSD) garante a estadualização do Hospital Ruth Cardoso

Redação

Completamente perdido, João atira para todo lado

Redação

Senador Esperidião Amin solicita que CCJ discuta proposta que limita mandato de ministros do STF

Redação
Sair da versão mobile