Notícias

Cartórios catarinenses estão entre os melhores do País

Prêmio entregue no último fim de semana reconhece a qualidade de atendimento e gestão das serventias do Estado

O foco constante em aprimoramento faz dos cartórios de Santa Catarina uma referência para o Brasil em segurança jurídica e qualidade no atendimento ao cliente. E novamente as serventias do Estado estão em destaque, com 20 delas reconhecidas pelo Prêmio de Qualidade Total (PQTA) 2016, da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR). A premiação, entregue no último fim de semana em Maceió (AL), durante o encerramento do XVII Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro, contou com auditoria independente coordenada pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER Brasil), que avaliou minuciosamente os cartórios inscritos, em quesitos como gestão, atendimento ao público, tecnologia e outros.

Para o presidente da Associação de Notários e Registradores de Santa Catarina (Anoreg/SC), Otávio Margarida, a premiação evidencia o processo de informatização, capacitação de equipe e padronização de procedimentos que o segmento vem aperfeiçoando nos últimos anos, buscando sempre a segurança jurídica dos atos nos cartórios. “O nosso Estado, com os ótimos resultados apresentados, está sempre na vanguarda no que se refere à modernização dos processos. A cada ano mais serventias estão participando do prêmio e recebendo o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido”, destaca.

Estavam presentes na cerimônia o presidente da Anoreg/BR, Rogério Portugal Bacellar, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, que aproveitou a ocasião para reforçar a necessidade de se aprimorar os serviços extrajudiciais. Entre os cartórios premiados está o 2º Tabelionato de Notas e 1º de Protestos de Títulos de Florianópolis. E de acordo com o titular Paulo Luis Quintela, o prêmio contribui para o crescimento e fortalecimento do segmento. “Podemos dizer que houve uma significativa melhora na transparência e padronização dos processos, e quem ganha com isso é a população”, ilustra Quintela.

O 1º Ofício de Registro de Imóveis de Chapecó também está na lista dos homenageados e o titular Ricardo Augusto Demarchi acredita que o sucesso da serventia é reflexo do comprometimento de todos os colaboradores. Os vencedores receberam a premiação, de acordo com o resultado, nas categorias diamante, ouro, prata ou bronze, além de um relatório de avaliação elaborado pelo auditor com a conclusão geral da auditoria e a indicação de oportunidades de melhorias.

Santa Catarina foi pioneira na adoção do selo digital fiscalizador por todos os cartórios do Estado, um processo que garante mais segurança e permite ao usuário dos cartórios conferir a autenticidade de um documento de forma online. Graças aos investimentos em tecnologia da informação e treinamento de pessoal, as serventias do Estado também estão entre as primeiras a aderir à Central Nacional de Registro Civil, que permite a solicitação pela internet de certidões de qualquer cartório do País, e mais recentemente passaram a disponibilizar as transações imobiliárias também de forma online, sem que o cidadão precise sair de casa para ir ao cartório. “Estamos constantemente em busca de novas ferramentas para proporcionar mais conforto e facilidade ao usuário dos cartórios, mas sem descuidar da segurança jurídica. Todas as ferramentas que adotamos garantem lisura e segurança nos atos dos cartórios”, reforça Otávio Margarida.

 Na foto interna, o ministro Marco Aurélio Mello, do STF, e o presidente da Anoreg, Rogério Bacellar.

Sair da versão mobile