Blog do Prisco
Destaques

CCJ está prestes a aprovar projeto para conceder mais autonomia aos estados

Se aprovado, estados poderão legislar sobre o Direito Penal e Direito Processual Penal.

Está na pauta da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) o PLP 215/19, de autoria do deputado Lucas Redecker (PSDB-RS), para conceder maior autonomia aos estados para legislar sobre Direito Penal e Direito Processual Penal, alinhando o Brasil a modelos de descentralização como o dos Estados Unidos. Atualmente, o Congresso Nacional é quem legisla sobre essas questões, com regras gerais para todo o país.

Autora do PLP 108/23, que vai ao encontro dessa medida, a deputada e presidente da CCJC, Caroline De Toni, comenta que propostas nesse sentido permitem aos estados que adaptem a legislação às suas próprias realidades, necessidades e contextos locais.

“O PLP 215/19 possibilita, por exemplo, que estados com maior taxa de criminalidade ou com problemas específicos de segurança pública possam adotar medidas que sejam de acordo com suas realidades. É o mesmo caso do PLP 108, de minha autoria, já aprovado na comissão, que propõe que os estados tenham autonomia para legislar sobre posse e porte de armas. Ambas as propostas visam fortalecer a autonomia dos estados na gestão de políticas de segurança pública e justiça, respeitando as diferenças regionais”, pontuou De Toni.

Além disso, Carol também reforça que a descentralização do poder legislativo, especialmente em temas tão sensíveis como a segurança e a justiça, é um avanço para um país de dimensões continentais como o Brasil.

Posts relacionados

Senador Esperidião Amin solicita que CCJ discuta proposta que limita mandato de ministros do STF

Redação

CCJ aprova projeto que impede reconstituição de leite em pó importado

Redação

Jorginho critica foco do governo federal em desarmar o cidadão sem combater o crime

Redação
Sair da versão mobile