Blog do Prisco
Destaques

CDL Florianópolis e FCDL levam pautas do varejo catarinense a senadores em Brasília

Diretores da CDL Florianópolis, em agenda conjunta com a FCDL/SC, estiveram esta semana em Brasília em visita aos gabinetes dos três senadores catarinenses: Jorge Seif, Esperidião Amin e Ivete da Silveira. O objetivo foi defender um conjunto de medidas prioritárias para o fortalecimento das empresas do varejo e prestação de serviços. Participaram da comitiva Eduardo Koerich, presidente da CDL Florianópolis, Rafael José Salim, vice-presidente, Hélio da Silva Leite Júnior, gerente de articulação institucional da entidade, José Manoel Ramos, vice-presidente institucional da FCDL/SC, José Carlos Benini, vice-presidente de serviços da FCDL/SC e Marcos Brinhosa, diretor da CDL e coordenador estadual das CDLs Jovem.

Entre os temas debatidos estiveram o aumento do teto do MEI e MPE, a isenção das MPEs na reforma do Imposto de Renda, o fim da escala 6×1, a possível extinção dos centros de formação de condutores e a alteração da Lei 11.343/2006, que trata da descriminalização do consumo de entorpecentes.

 

Aumento do teto do MEI e MPE

Os representantes das entidades empresariais de Santa Catarina reafirmaram apoio ao PLP 60/2025, de autoria da senadora Ivete da Silveira, que propõe elevar o limite de faturamento anual do microempreendedor individual (MEI) para R$ 140 mil, permitindo até dois empregados e atualização automática pelo IPCA. Para os dirigentes, a medida corrige uma defasagem de mais de uma década e estimula a formalização de pequenos negócios.

“Para o pequeno varejista, poder contar com um teto de MEI compatível com a realidade econômica significa poder respirar com mais tranquilidade e planejar o crescimento”, destaca Rafael José Salim, vice-presidente da CDL Florianópolis.

 

Isenção de MPE no PL do Imposto de Renda

Outro ponto em pauta foi a reforma do Imposto de Renda, atualmente em tramitação no Senado. As entidades defendem que as micro e pequenas empresas recebam um tratamento diferenciado, com isenção ou alíquota reduzida, para preservar a competitividade e estimular a geração de empregos. CDL e FCDL também manifestam preocupação de que a ampliação da faixa de isenção para pessoas físicas, sem medidas compensatórias voltadas às empresas, possa reduzir o consumo e elevar os custos operacionais. “A estabilidade das regras tributárias é a base para o varejo manter empregos e investir em Santa Catarina”, defende Eduardo Koerich, presidente da CDL Florianópolis.

 

Fim da escala 6×1

Em relação à jornada de trabalho, a comitiva defende que qualquer mudança na legislação trabalhista, como o fim da escala 6×1, seja amplamente debatida com as categorias. Segundo os dirigentes, é necessário preservar acordos coletivos e equilibrar a modernização com a sustentabilidade financeira dos negócios, especialmente os de pequeno porte.

 

Extinção dos Centros de Formação de Condutores

Sobre o projeto que propõe extinguir a obrigatoriedade dos CFCs, as lideranças manifestam preocupação com os negócios que serão fechados e, consequentemente, com os empregos perdidos com a medida.

 

Alteração da Lei 11.343/2006

Por fim, o grupo abordou a proposta de alteração da Lei 11.343/2006, reforçando apoio à reversão da descriminalização do porte para consumo de drogas. Para o setor, a clareza nas regras e o fortalecimento das políticas de segurança pública são fundamentais para a vitalidade dos centros comerciais e o estímulo à circulação de pessoas nas cidades. “Somente com regras claras, ambiente seguro e carga tributária ajustada o varejo catarinense poderá impulsionar emprego e investimentos”, acrescenta Eduardo Koerich.

As visitas integraram uma agenda institucional, compartilhada entre CDL Florianópolis e FCDL/SC, voltada a contribuir com a competitividade, a formalização e a segurança das empresas de Santa Catarina. “Nossa mensagem aos senadores foi simples: previsibilidade tributária, segurança jurídica e regras claras de trabalho. É isso que sustenta emprego, investimento e a vitalidade do pequeno varejo em Santa Catarina”, conclui Eduardo Koerich.

Posts relacionados

Florianópolis suspende aulas na rede municipal nesta terça pelo risco de chuva intensa

Redação

Prefeitura de Florianópolis garante selo ouro de transparência em avaliação nacional de 2025

Redação

Tribunal de Justiça de Santa Catarina conquista ouro no Prêmio CNJ de Qualidade

Redação