Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Celesc sedia 22° Encontro Nacional de Ouvidores do Setor Elétrico

Nos dias 25, 26 e 27 de junho, a Administração Central daCelesc recebeu ouvidores e ouvidoras de todo o Brasil para a 22ª edição do Encontro Nacional de Ouvidores do Setor Elétrico (Enose).

O tema deste ano foi inteligência artificial (IA) e atendimento digital – impactos ao consumidor.

A programação incluiu a entrega do Prêmio Aneel de Ouvidoria, apresentação de novos ouvidores, painéis, palestras e atividades culturais. Esta foi a segunda vez que a Empresa sediou o evento. “Este ano, a Celesc completa 70 anos de história, mas está cada vez mais conectada com o futuro. A busca por aprimoramento é permanente: vivemos um tempo em que o consumidor está mais atento, mais exigente, e a Ouvidoria não é apenas um canal de reclamação. É por meio dela que identificamos falhas, desafios e também oportunidades”, declarou o diretor de Finanças e Relações com Investidores, Júlio César Pungan, que está ocupando a presidência interinamente.

O diretor da Aneel, Daniel Cardoso Danna, também participou da abertura do evento, reforçando o papel estratégico do Enose em sua fala institucional. “A Aneel tem trabalhado constantemente para garantir um cenário mais justo e inclusivo, onde a voz do cidadão é ouvida. A Ouvidoria é catalisadora de mudanças, e é por meio dela que identificamos gargalos e evoluímos como setor. Fazer parte da evolução desse fórum é reafirmar nosso compromisso com a escuta ativa e com os consumidores”. Representando o governador Jorginho Mello, o Secretário de Estado da Fazenda Cleverson Siewert destacou em sua fala o papel da Ouvidoria como pilar da gestão pública.

“É com lealdade e transparência que conseguimos dar respostas cada vez melhores à sociedade, e é isso que a Ouvidoria representa. Já fui presidente e diretor da Celesc, então sei bem da sua importância estratégica na relação com o consumidor”.

Ainda no dia 25, foram anunciados os vencedores do 8º Prêmio Aneel de Ouvidoria, contemplando três categorias de distribuidoras, conforme o porte de atendimento:

– Distribuidoras de pequeno porte (que atendem até 100 mil unidades consumidoras): DME Distribuição;

– Distribuidoras de médio porte (que atendem entre 100 mil e 1 milhão de unidades consumidoras): Energisa Acre;

– Distribuidoras de grande porte (que atendem mais de um milhão de unidades consumidoras): Copel.

No dia seguinte, 26, a abertura foi feita pelo gerente de Ouvidoria da Celesc, Vânio Moritz Luz, e a presidente do Fórum de Ouvidores, Márcia Fernandes Lins, que também apresentou os novos ouvidores.

Ao longo do dia, foram realizadas atividades como painéis, apresentações, benchmarking e palestras, todas voltadas para o tema de IA e atendimento digital.

Também houve uma divertida apresentação do Boi-de-Mamão, manifestação cultural típica de Florianópolis, e um standup dos Irmãos Miranda, humoristas manezinhos.

No último dia do Enose, o gerente Vânio fez uma apresentação sobre a implementação do novo sistema comercial e impactos na Ouvidoria.

Outra palestra foi promovida pelos jornalistas Heda Wenzel e Marcelo Tolentino (ACOM), que trataram de gestão de crise, destacando o papel estratégico da comunicação no apoio aos órgãos de relacionamento com o cliente.

Ao final das exposições, o público tirou dúvidas e dividiu experiências. “O evento foi um sucesso, confirmado pelas mensagens das Distribuidoras e Permissionárias, que participaram com altíssima adesão ao Encontro. Foi um momento excepcional para troca de experiências entre Empresas e Agência Reguladora, com temas que estamos vivenciando na nossa atualidade e com impactos importantes no futuro de todos. A Ouvidoria é o último estágio para a garantia da satisfação do consumidor e a prática de procedimentos de excelência é vital nesta missão. Aproveito para agradecer a minha equipe pelo suporte na elaboração do Enose, mas também registrar a excelência da equipe de Coordenação de Eventos da Celesc, sem a qual não teríamos conseguido realizar um evento com tamanho sucesso”, declarou Vanio Moritz Luz, Ouvidor da Celesc.