Blog do Prisco
Destaques

Cenário nacional pode influenciar SC

A ida do quase ex-ministro Henrique Meirelles (Fazenda) para o MDB pode mudar o cenário eleitoral em Santa Catarina. Especialmente se considerarmos que o PSD já está fechado com o PSDB. Presidente nacional dos pessedistas, Gilberto Kassab deve ser o candidato a vice na chapa encabeçada por João Doria ao governo de São Paulo.

Os dois estarão com Geraldo Alckmin à Presidência. Chegará um momento em que as divergências entre o presidenciável e o prefeito de São Paulo serão naturalmente superadas. Neste contexto, Meirelles vira uma espécie de curinga no Manda Brasa. Sua chegada ao partido, migrando justamente do PSD, sinaliza claramente que o MDB terá candidato a presidente. Se não for Michel Temer, será Meirelles. Aí cabe perguntar como é que fica o PSDB no Estado, já que Alckmin precisará de palanque em solo catarinense. Se confirmada a investida emedebista na corrida presidencial, complica-se sobremaneira a possibilidade de aliança estadual de MDB e PSDB. Torna-se, na verdade, muito remota.

Cabeça de chapa

Pontuando-se  que o senador Paulo Bauer levou uma chamuscada na delação em que é citado como suposto beneficiário de caixa 2, o quadro pode favorecer Napoleão Bernardes com vistas à cabeça de chapa pelos tucanos.

Renúncia

O prefeito de Blumenau já anunciou que renuncia no dia 5 de abril e fica à disposição do partido. Evidentemente que haverá obstáculos internos a serem superados pelo blumenauense, mas ele colocou o bloco na rua e está no páreo sucessório.

Opções

E o MDB, como fica diante desses hipotéticos encaminhamentos? Teria as opções dos deputados federais Jorginho Mello (PR) e João Paulo Kleinübing (DEM) para duas das quatro vagas majoritárias. Os dois podem até concorrer ao Senado se o candidato a governador pelo MDB for Mauro Mariani. Sobraria uma vaga, muito provavelmente do próprio Manda Brasa, para vice-governador. 

Foto: Marcelo Camargo, Ag. Brasil, arquivo, divulgação

 

Posts relacionados

Mais de 80% dos bares e restaurantes de SC esperam aumentar as vendas no final de ano

Redação

Indústria de SC tem saldo positivo de 809 novos empregos em setembro

Redação

Eles não se emendam. Nunca

Redação