Coluna do dia

Cenário perigoso

Ainda sobre a pesquisa Ibope, contratada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada na quinta-feira, um número chama a atenção. Pelo tamanho do eleitorado que pode representar e também pelo perigo que sua indicação traz embutido.

Segundo o levantamento, 41% dos entrevistados não têm candidato a presidente. Pretendem anular o voto ou votar em branco, o que, para o resultado final, dá na mesma.

Abster-se de votar jamais será a solução em uma democracia. Sobretudo em uma democracia jovem como a nossa. Aqueles que se omitem estarão favorecendo os corruptos, que dispõem de recursos e estruturas para comprar os votos de eleitores igualmente corruptos.

A única arma verdadeira do eleitor é o voto no dia 7 de outubro. Há cerca de 20 presidenciáveis na Praça. Está chegando a hora de o Brasil se posicionar. Até porque, um será eleito e vai comandar os destinos do país.

 

Pé na estrada

Napoleão Bernardes (PSDB) esteve na noite desta quinta-feira, dia 28, no encontro que marcou a passagem dos 30 anos do PSDB. O ato regional ocorreu na Sociedade Glória, em Joinville. O pré-candidato ao Senado esteve acompanhado de diversas lideranças políticas, entre elas Paulo Bauer.

 

Consolidação

O evento joinvilense reuniu cerca de mil pessoas. Presidente da Associação dos Prefeitos do PSDB de SC, Clenilton Pereira (Araquari), deputado federal Marco Tebaldi e o senador Paulo Bauer, pré-candidato tucano ao governo, foram enfáticos nos discursos ao citarem Napoleão. Todos no sentido de que o jovem líder é o nome forte do partido para o Senado. Nos bastidores, as leituras indicam que o encontro em Joinville consolidou internamente o projeto do ex-prefeito de Blumenau. E fechou com chave de ouro, sendo ovacionado pelos presentes durante o discurso.

 

Repercussão nacional

Ganhou repercussão nacional a iniciativa do prefeito Joares Ponticelli em favorecer a participação de microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) nas licitações lançadas a partir de fevereiro. Depois de ser apresentada como case de sucesso no Congresso dos Prefeitos, em Florianópolis, e despertar a curiosidade e interesse de dezenas de prefeitos catarinenses, esse direcionamento ganhou destaque na Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que publicou um artigo sobre essa realidade que faz o município comprar dos empreendedores locais. O dinheiro fica na cidade, movimenta a economia local, gera novos investimentos e gera tributos à prefeitura.

 

Definido

Vice-prefeito de Balneário Camboriú, Carlos Humberto, do PR, é o nome do partido para deputado estadual na região do Litoral Norte. Resta saber qual o tamanho do apoio, que ele terá do prefeito Fabrício Oliveira (PSB).

 

Não decola

Ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, pode nem oficializar a candidatura presidencial. Além de carregar o MDB  e Michel Temer nas costas, os números da economia continuam andando de lado.

 

Porta voz

Homem de confiança e ex-chefe de gabinete da presidência da Alesc, Jerry Comper, tem sido o porta voz do presidente Aldo Schneider. Está em todas.

Sair da versão mobile