Blog do Prisco
Destaques

Centenário de Criciúma: Missa de ação de graças e tradicional corte do bolo marcam início das celebrações

Cerimônia na Praça Nereu Ramos também contou com homenagem aos cidadãos centenários e lançamento de selo comemorativo dos Correios

O dia que Criciúma completa 100 anos de emancipação político-administrativa iniciou com celebração na Praça Nereu Ramos, no Centro da cidade. O primeiro ato da intensa programação desta terça-feira (4) foi a missa de ação de graças na Catedral São José, seguida por uma homenagem aos cidadãos centenários que, com fé, trabalho e coragem, ajudaram a construir o município. A cerimônia também contou com o lançamento do selo e do carimbo especial, em parceria com os Correios, além do tradicional corte do bolo para comemorar a data.

Para o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, celebrar o centenário é um momento de orgulho e reflexão sobre a trajetória do município. “Criciúma chega aos 100 anos como uma cidade que honra as suas origens e segue olhando para o futuro com esperança. Cada conquista foi construída com o esforço e a coragem de um povo trabalhador que nunca desistiu dos seus sonhos. Hoje, comemoramos não apenas a história que nos trouxe até aqui, mas também o compromisso de continuar construindo uma Criciúma cada vez melhor para as futuras gerações”, ressaltou.

Ao todo, foram homenageados 14 cidadãos centenários, sendo duas em memória, simbolizando perseverança, sabedoria e lembrança de um povo que ajudou a transformar Criciúma na cidade que é hoje. O vice-prefeito Salésio Lima destacou que a homenagem representa o reconhecimento da cidade àqueles que construíram suas bases com esforço e dedicação. “Majoritariamente, são mulheres que fazem parte viva da nossa história. Cada uma, à sua maneira, contribuiu para o desenvolvimento de Criciúma e para que chegássemos até aqui, celebrando 100 anos de conquistas. É uma honra poder prestar essa homenagem em nome de todos os criciumenses”, afirmou.

Em parceria com os Correios, Criciúma ganhou, também nesta manhã, um selo e um carimbo alusivos aos 100 anos da cidade. A peça filatélica valoriza a história, a tradição e a origem do município. A arte do selo foi desenvolvida pelo vencedor do concurso para escolha da marca do centenário de Criciúma, Valdecir Justino dos Anjos.

A programação especial do aniversário político-administrativo da cidade segue ao longo de todo o dia com inaugurações e será encerrado à noite, no Parque das Nações, com o show nacional gratuito com o grupo Raça Negra.

Centenário de emancipação político-administrativa de Criciúma

Criciúma celebra, neste 4 de novembro, um marco histórico de 100 anos de emancipação político-administrativa. A data representa um século de crescimento, trabalho e transformação de uma cidade que nasceu do sonho dos imigrantes italianos e se tornou referência no Sul de Santa Catarina em desenvolvimento econômico, cultura, educação e qualidade de vida. O município, que construiu suas bases por meio da extração do carvão mineral, hoje se destaca pela inovação, sustentabilidade e por um legado que reflete a coragem e a união do seu povo.

Ao longo desse centenário, Criciúma se reinventou sem perder suas raízes, preservando a memória de quem ajudou a construir sua história e projetando um futuro de oportunidades. A cidade se consolida como Capital Catarinense dos Parques Urbanos, investe em educação tecnológica e inclusiva, moderniza sua infraestrutura e mantém o título de cidade mais transparente do estado.

Posts relacionados

Centenário de emancipação: Criciúma celebra 100 anos de conquistas e desenvolvimento

Redação

Memória viva: Centenário de Criciúma celebra a história de quem fez a cidade chegar aos 100 anos

Redação

Centenário de Criciúma: Serviços municipais terão alteração no horário de atendimento nesta terça

Redação