Blog do Prisco
Notícias - Lateral

CEPON celebra 51 anos com mais agilidade no atendimento e investimentos em tecnologia e infraestrutura

Fotos: Divulgação/Secom GOVSC

O Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), celebra 51 anos de atuação nesta sexta-feira, 31 de outubro, reafirmando seu papel como referência nacional no tratamento do câncer e na humanização do cuidado em saúde. A data marca uma nova fase de expansão da instituição, com investimentos do Governo do Estado em tecnologia e infraestrutura, além da ampliação no número de atendimentos.

Durante a solenidade, foram anunciadas a conclusão das obras de ampliação do laboratório de anatomia-patológica, a criação de novos consultórios e o espaço para expansão dos leitos hospitalares. O evento reuniu autoridades, colaboradores, voluntários e pacientes.

“O CEPON é uma unidade muito importante para a oncologia no estado, prestando atendimento com qualidade e humanização aos pacientes. Esses investimentos vão garantir que o volume de atendimentos siga em crescimento, garantindo novos consultórios e leitos para acolher os pacientes”, afirmou a superintendente dos Hospitais Públicos da Secretaria de Estado da Saúde, Dra Tatiana Titerikz.

O diretor-geral do CEPON, Dr. Marcelo Zanchet, destaca que as melhorias fazem parte de um planejamento contínuo de qualificação do atendimento. “Estamos ampliando nossa estrutura e investindo em tecnologia para oferecer um atendimento cada vez mais resolutivo, seguro e acolhedor. Cada nova entrega é um passo na missão de tratar bem a vida”, ressalta.

De janeiro a setembro de 2025, o CEPON registrou crescimento expressivo nos atendimentos e procedimentos, consolidando-se como um dos principais centros oncológicos públicos do Brasil. Nesse período, foram realizadas 3.401 cirurgias de média e alta complexidade — um aumento de 35,39% em relação ao mesmo período de 2024. Também houve incremento de 29,69% nos exames de anatomopatologia, 13% nas tomografias computadorizadas e 14,43% nas sessões de quimioterapia, totalizando 16.473 sessões, além de mais de 20.500 aplicações de radioterapia e 61.911 consultas médicas especializadas.

“O CEPON tem expandido o volume de atendimentos, cirurgias e tratamentos nos últimos anos e sabemos que é um desafio para a saúde encontrar soluções para manter esse ritmo de crescimento com qualidade para os pacientes”, afirmou a diretora da FAHECE, Sendi Locks Lopes. Voluntária na Organização Social que faz a gestão do CEPON junto à SES, ela defendeu que a saúde deve ser um compromisso de toda a sociedade e também destacou os índices de satisfação dos pacientes do CEPON, que seguem acima de 97%.

Outro destaque da celebração foi o lançamento do novo site institucional e do Portal do Paciente, que permite o acesso à imagem de exames e informações de atendimentos. A nova plataforma traz inovação tecnológica e a agilidade nos serviços, integrando ferramentas de comunicação e acompanhamento médico. O novo portal pode ser conferido em: cepon.org.br

Apoio dos Voluntários

Durante o evento, a Associação de Voluntários do CEPON (AVOC) realizou a entrega de televisores para os quartos das enfermarias. “Nosso trabalho é movido pela solidariedade. Cada doação, cada ação, representa um gesto de cuidado que transforma o ambiente hospitalar do CEPON”, afirma o presidente da AVOC, Mário Honorato.

A cerimônia comemorativa contou ainda com bênção da Capelania Hospitalar do CEPON, o tradicional corte do bolo de aniversário e apresentação do Coral do Colégio Adventista, encerrando a manhã em clima de emoção, gratidão e esperança.

Com foco em inovação, planejamento e compromisso com o paciente, o CEPON consolida-se como referência em oncologia no Estado e segue avançando para oferecer atendimento cada vez mais resolutivo, humanizado e conectado com as necessidades da população catarinense.

Reconhecimento nacional

O CEPON segue acumulando reconhecimentos pela qualidade e segurança dos seus processos assistenciais. Recentemente, a instituição foi recertificada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), atestando a excelência de seus serviços hospitalares.

Além disso, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) recebeu o Certificado de Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho, concedido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), em parceria com a Epimed Solutions.

“A recertificação pela ONA e o reconhecimento da AMIB reforçam que estamos no caminho certo, com processos seguros e focados na qualidade da assistência”, ressalta o Dr. Marcelo Zanchet.

Posts relacionados

Reajuste para servidores da Secretaria da Saúde segue para sanção

Redação

Apresentada proposta de alteração dos decretos que regulam transferências para as entidades privadas

Redação

Deputado Mário Motta concede homenagem à FAHECE pela gestão do HEMOSC, CEPON e SAMU

Redação