Blog do Prisco
Notícias - Lateral

CERTI lidera programa de internacionalização que levará startups catarinenses à Alemanha

Com inscrições abertas até 04 de agosto, a iniciativa conecta empresas de tecnologia de SC a gigantes como BMW, Siemens e Allianz

 A  CERTI irá liderar entre os dias 18 e 26 de outubro um programa que levará startups catarinenses para uma imersão estratégica na Alemanha. Com  inscrições abertas até 04 de agosto e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), a iniciativa no país que é uma das maiores potências industriais e tecnológicas do mundo incluirá visitas técnicas a corporações como BMW, Siemens e Allianz.  “A missão oferece uma experiência estruturada para que as empresas avancem na sua trajetória internacional com mais segurança e se posicionem como players globais”, destaca Renan Hubert, Coordenador de Projetos da CERTI.

Durante uma semana nas cidades de Stuttgart e Munique, o programa de internacionalização ‘SC to Germany’ que conta com visitas técnicas a grandes corporações irá acelerar o processo de inserção no mercado europeu, por meio de mentorias de capacitação, workshops com especialistas e  acesso a potenciais clientes, investidores e parceiros. As atividades do roteiro na Alemanha incluirão ainda imersões a centros de referência em inovação como o Fraunhofer-Gesellschaft e a Universidade Técnica de Munique (TUM) e rodadas de negócios promovidas com apoio da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK) e do hub de startups Start2 Group.

Responsável por toda a execução do programa, a CERTI – por meio de seu Centro de Empreendedorismo Inovador e sua incubadora, o Celta – irá conduzir desde a seleção e capacitação das empresas até a organização logística e técnica da missão internacional. Sua experiência em ações de internacionalização já levaram mais de 380 empresas brasileiras aos maiores hubs do mundo, e compreende desde a coordenação do Startup Outreach Brasil, programa do Governo Federal destinado a inserir startups brasileiras em mercados internacionais, ao Sinapse da Inovação,  iniciativa criada pela instituição em 2008 para  transformar ideias em startups de base tecnológica.  “As ações semelhantes que conduzimos em ecossistemas dos EUA, Reino Unido e da própria Alemanha nos serviram como referência para criarmos um programa capaz de gerar impacto direto na economia de SC, com a atração de novos investimentos e geração de empregos qualificados”, complementa Hubert.

Além de olhar para temas de internacionalização e inovação, o programa tem ênfase estratégica em ESG e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reforçando o alinhamento com as exigências dos mercados globais. As empresas que participarão do programa passarão por uma seleção que irá avaliar, entre outros aspectos, o  potencial de internacionalização, maturidade da empresa e contribuição para a agenda de sustentabilidade.

A seleção

As empresas selecionadas no edital do SC to Germany irão participar de uma etapa prévia de capacitação, com webinars, mentorias e treinamentos práticos sobre temas como estratégias de softlanding, aspectos regulatórios e tributários do mercado alemão, diferenças culturais no ambiente de negócios e técnicas de apresentação para investidores internacionais. As inscrições das startups no programa podem ser feitas pelo site: https://insights.certi.org.br/sc-to-germany/

Serviço:

SC to Germany – Programa de Internacionalização