Blog do Prisco
Notícias - Lateral

A permanência forçada do atual presidente do TCE

Nesta segunda-feira (25), ocorreu a primeira sessão administrativa de 2016 no Tribunal de Contas do Estado (TCE). E o clima não poderia ser pior. A partir de hoje, passaram a valer as novas regras da lei orgânica da corte, aprovadas ano passado, por unanimidade, na Assembleia Legislativa, o que ainda está gerando muita revolta no tribunal, principalmente entre os auditores e os integrantes do Ministério Público junto ao TCE. A turma está, literalmente, “tocando o terror”.

DADO CHEREM TCECom a temperatura fervendo e o clima sendo o pior possível, durante a sessão, o conselheiro Dado Cherem (foto ao lado) avisou que não vai assumir a presidência, conforme acordo estabelecido ano passado, quando assumiu o atual comandante, Luiz Roberto Herbst, o Betinho (foto de capa). E não somente porque sua investidura no TCE está sendo questionada na Justiça (Dado está convicto que vai levar a melhor), mas principalmente pelo péssimo ambiente estabelecido ali.

Neste contexto de fervura, o primeiro vice-presidente, Adircélio de Moraes (foto abaixo), também avisou hoje que não quer saber de assumir a presidência. Ou seja, Betinho terá que continuar na função! Algumas mudanças que passaram a vigorar hoje no TCE e estão causando furor: auditores não podem mais sentar no pleno do tribunal; o presidente deixa de votar somente quando há empate nas votações, o chamado voto de minerva; e toda a distribuição dos processos está sendo revista.

ADIRCÉLIO TCEOs mais simples, que são a maioria, vão necessariamente para análise dos auditores. Já os mais complexos passam a ser exclusivos dos conselheiros. A Associação Nacional dos Ministérios Públicos junto aos Tribunais de Contas está contestando as mudanças aprovadas pela Alesc no Supremo Tribunal Federal (STF).

Fotos: arquivo, divulgação

 

Posts relacionados

Santa Catarina atinge marca histórica de menor desemprego dos últimos 13 anos

Redação

Candidatura de Carluxo por SC depende de fator nacional

Redação

Movimentação de cargas nos portos de SC cresce 5,2% no primeiro semestre de 2025

Redação