O deputado federal Valdir Cobalchini (MDB-SC) protocolou, nesta terça-feira (21), um requerimento e um ofício destinados aos presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre, solicitando urgência na instalação tanto da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) quanto da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito(CPMI) do INSS. As propostas visam investigar denúncias sobre descontos indevidos e ilegais realizados por entidades sindicais nos contracheques de aposentados e pensionistas.
A solicitação de CPI, registrada sob o número 2005/2025, tem o objetivo de apurar o que pode ser uma fraude sistêmica, que teria causado um prejuízo de mais de R$ 6 bilhões a aposentados e pensionistas. Segundo as denúncias, milhares de segurados do INSS tiveram mensalidades sindicais descontadas sem autorização, levando a perdas financeiras significativas.
Cobalchini também protocolou o Projeto de Lei 2395/2025, que determina transparência e publicidade nos processos administrativos de requerimentos de benefícios previdenciários no Instituto Nacional do Seguro Social. O projeto estabelece que os segurados tenham acesso total e atualizado às informações sobre seus pedidos de aposentadoria, pensão e outros auxílios.
Além disso, o parlamentar apresentou o Projeto de Lei n° 2461/2025, que determina o envio bimestral de extratos físicos de benefícios previdenciários pelo INSS aos beneficiários.
“O tempo dos aposentados não pode ser desperdiçado pela burocracia nem pela falta de transparência. Eles foram roubados e precisam do seu dinheiro de volta, o quanto antes! Precisamos de agilidade na instauração da CPI e CPMI, para responsabilizar os culpados e garantir que esses recursos retornem para quem realmente pr