O dia 19 de novembro de 2025 ficará registrado como um marco para a gestão pública municipal de Joinville. Nesta data, a Prefeitura assinou a primeira Parceria Público-Privada (PPP) na modalidade de concessão administrativa do município. Além de ser um marco de gestão, a entrega da Ordem de Serviço da Iluminação Pública é um compromisso com a modernidade, segurança e eficiência energética de Joinville.
O evento foi realizado na região central da cidade e contou com a presença do prefeito Adriano Silva, da vice-prefeita Rejane Gambin, de secretários municipais, vereadores, lideranças e da comunidade.
“Esse contrato da PPP é muito mais inteligente, porque quanto mais a empresa investe em tecnologia, mais ela vai economizar e mais ela vai ter rentabilidade. Para a população isso é um ganho gigantesco. É uma mudança na iluminação na cidade. Nós vamos ter muito mais força de luz nas nossas praças, áreas comerciais e nas ruas como um todo. São dois anos para uma revitalização na iluminação na cidade e nós vamos ver realmente um grande resultado, com mais segurança e mais economia”, detalha o prefeito.
Como forma de inaugurar o início das atividades da concessionária QLuz Joinville, ocorreu o acendimento da iluminação cênica do Palacete Schlemm. O prédio histórico é um patrimônio tombado e o conjunto de luzes ressalta a volumetria do prédio, bem como as características arquitetônicas, visando valorizar o patrimônio e a área ao entorno da edificação, que se torna um novo ponto de visitação no Centro de Joinville.
A construção que chama a atenção pela imponência e que teve a fachada recentemente revitalizada, também foi palco de uma apresentação do coral infanto-juvenil do Instituto Arte Maior, que apresentou, ao fim do evento, músicas que foram especialmente ensaiadas para o Natal de Joinville. O coral teve como regente, Kátia Siqueira. A violinista Fabrícia Piva e o acordeonista Orimar Hess também abrilhantaram o evento com uma recepção ao público.
O que muda na iluminação pública de Joinville com a PPP
Em um investimento inicial estimado em R$ 387 milhões ao longo de 22 anos, a PPP coloca Joinville entre as cidades brasileiras com modelo mais moderno de gestão da iluminação pública, com foco direto em resultado para a população.
Além da manutenção de todo o parque, com cerca de 62 mil pontos já existentes, o contrato prevê a ampliação em cerca de 10 mil pontos. Outra frente importante é a eficiência energética. A PPP garante redução mínima de 21% no consumo de energia elétrica relacionada à iluminação pública. Caso a economia ultrapasse 25%, a empresa recebe bônus por eficiência, estimulando inovações tecnológicas contínuas.
A atuação da concessionária inicia na segunda-feira (24/11), com o trabalho de manutenção dos pontos existentes. A concessionária passa a monitorar o funcionamento de toda a rede e a responder pelos reparos e reposições, incluindo falhas pontuais e ocorrências em diferentes regiões da cidade.
Dessa forma, as primeiras ações envolvem tanto o início da manutenção imediata, quanto a preparação logística e operacional para a modernização, que está prevista para iniciar em janeiro de 2026.
Novas formas de atendimento ao cidadão estão entre as principais novidades da PPP
Entre as principais novidades, a PPP estabelece melhorias no atendimento ao cidadão, com a implantação de um Centro de Controle Operacional que funcionará 24 horas por dia, 7 dias por semana, permitindo que solicitações dos moradores sejam respondidas diretamente pela empresa.
Os chamados poderão ser feitos via call center pelo telefone 0800 410 0036. É possível registrar situações como lâmpadas acesas durante o dia, piscando ou apagadas durante a noite, por exemplo. A ligação é gratuita. Quem preferir, pode continuar usando o aplicativo Joinville Fácil ou os canais de Ouvidoria da Prefeitura de Joinville.
É importante reforçar que os registros já realizados permanecem ativos e não há necessidade de serem informados novamente.
PPP garante novo padrão e expansão de parque de iluminação de Joinville
A modernização prevista para iniciar em janeiro de 2026 prevê a substituição integral das luminárias antigas, eliminando falhas recorrentes. A concessionária também deve monitorar continuamente o desempenho dos equipamentos e realizar trocas preventivas.
Com a nova tecnologia, o padrão de iluminação será elevado em toda a cidade, com aumento de 60% e 80% da iluminância (o quanto as lâmpadas iluminam uma área) das ruas. Esse ganho contribui diretamente para maior sensação de segurança, ocupação dos espaços públicos pelas famílias e valorização de áreas estratégicas.
A PPP também prevê ampliação significativa do parque de iluminação, com expectativa de aumento em até 10 mil pontos. Mesmo com todos estes investimentos, a PPP não resultará em taxas extras para os joinvilenses, pois os investimentos serão custeados com recursos da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP).
Além disso, com a PPP, é transferida integralmente para a concessionária a responsabilidade pela reposição da rede em caso de furtos de fiação, vandalismo e quaisquer danos ao sistema de iluminação pública, desde que não seja o caso de manutenção que exige intervenção por parte da Celesc.
Está prevista a manutenção e modernização da iluminação de praças e parques, além da instalação de iluminação de destaque em pontos turísticos e históricos da cidade, como a Rua das Palmeiras, Pórtico da Rua XV de Novembro, Museus e Centreventos Cau Hansen.
As novas iluminações visam valorizar o patrimônio cultural, ressaltando formas, colunas, janelas e elementos artísticos presentes nas construções, permitindo que a população perceba novamente detalhes destas construções.
PPP da iluminação seguiu os ritos legais
A estruturação do projeto para a concessão da rede de iluminação de Joinville por meio de uma PPP começou em novembro de 2021, com a contratação, por parte da Prefeitura de Joinville, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para dar o suporte técnico e a consultoria necessários à estruturação.
O processo também passou pela análise do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), além de terem sido realizadas Audiência Pública e Consulta Pública. No dia 11 de fevereiro, na Bolsa de Valores B3, em São Paulo, foi “batido o martelo” com a proposta que continha a menor contraprestação.
No dia 21 de março, foi publicado o julgamento declarando a Concessionária QLuz Joinville como vencedora. Como não houve contestação, o processo foi homologado no dia 25 de março.
Principais perguntas sobre a PPP da iluminação pública
– Já fiz uma solicitação sobre iluminação na Ouvidoria ou Aplicativo Joinville Fácil, preciso fazer outra?
Não. Todas as demandas relacionadas à iluminação pública já registradas serão encaminhadas à concessionária QLuz Joinville.
– Posso continuar registrando solicitações sobre a iluminação pela Ouvidoria?
A partir da próxima segunda-feira (24/11), os joinvilenses vão contar com mais um canal para registrar questões ligadas à iluminação pública. A empresa Qluz vai disponibilizar um telefone exclusivo para as demandas de Joinville. Pelo número 0800 410 0036 será possível registrar situações como lâmpadas acesas durante o dia, piscando ou apagadas durante a noite, por exemplo. A ligação é gratuita e pode ser feita 24 horas por dia, sete dias da semana. Quem preferir, pode continuar usando o aplicativo Joinville Fácil ou os canais de Ouvidoria da Prefeitura de Joinville.
– Como registrar uma solicitação diretamente com a concessionária QLuz Joinville?
A concessionária QLuz Joinville disponibiliza, a partir de segunda-feira (24/11), um call center que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, o que torna o atendimento ainda mais ágil, com encaminhamento da demanda direto à empresa. O número do call center é 0800 410 0036.
– Quantos pedidos de troca de lâmpada estão pendentes em Joinville?
São cerca de 2 mil solicitações, em um parque com 62 mil pontos de iluminação, o que representa 3,25% de falha.
– Quando a empresa começa a atuar na manutenção da iluminação?
A concessionária QLuz Joinville começa os serviços de manutenção na próxima segunda-feira (24/11).
– Existe prazo para restabelecimento da iluminação em caso de necessidade de manutenção?
Neste primeiro momento, a empresa vai trabalhar para atender a demanda de solicitações já registradas, além dos novos pedidos que forem feitos pela comunidade. Ao longo do contrato, a expectativa é reduzir o prazo de atendimento das demandas, chegando ao tempo ideal de que lâmpadas queimadas sejam substituídas em até 48h após o registro. Porém, neste momento, não é possível precisar em quanto tempo esse prazo deve ser atingido.
– Com a PPP, haverá alguma tarifa adicional?
Não. O contrato é totalmente custeado pela Contribuição para Custeio de Serviço de Iluminação Pública (COSIP), sem taxas ou tributos adicionais.
– Quais serão as primeiras ações realizadas pela empresa?
As primeiras ações envolvem tanto o início da manutenção imediata, com seis equipes trabalhando diretamente neste serviço, quanto a preparação logística e operacional para a modernização, que está prevista para iniciar em janeiro de 2026.
– Há ações previstas para a modernização do sistema?
Sim. O contrato prevê a substituição integral de todas as luminárias do município, processo que começa em janeiro de 2026, promovendo ganho expressivo de iluminância (o quanto as lâmpadas iluminam uma área), alcançando melhorias entre 60% e 80% das ruas. A ação tem impacto direto na sensação de segurança, na ocupação dos espaços públicos e na valorização urbana de áreas estratégicas.
– O que a PPP prevê em relação a manutenção da iluminação em parques e praças?
A empresa fica responsável por repor o material furtado e restaurar a iluminação dentro dos prazos estabelecidos no contrato, incluindo intervenções emergenciais e reconstrução completa quando necessário. Importante ressaltar que a empresa não é responsável por repor a fiação em situações que houver furto ou dano a fiações ou equipamentos de responsabilidade da Celesc.






