A ACATE recebeu o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de Santa Catarina, Edgard Usuy, para uma reunião de lideranças do setor de TI na segunda-feira (28), no CIA Primavera, em Florianópolis. Há menos de 40 dias no cargo, Usuy apresentou os planos da SCTI para estimular o desenvolvimento do ecossistema.
O Secretário destacou que um dos eixos priorizados será o científico, incentivando a geração de conhecimentos vocacionados para o desenvolvimento de setores do estado e com olhar para desafios e potências das macrorregiões catarinenses. As ações planejadas pela SCTI visam articular iniciativas como a Rede Catarinense de Centros de Inovação (RCCI), além de outras áreas do Governo do Estado, entre elas: Fapesc, Ciasc, Sapiens Parque e Epagri.
Embora o estado possua indicadores econômicos e sociais positivos, o secretário alertou para desafios existentes que necessitam da atenção da SCTI e do ecossistema. Usuy demonstrou preocupação com aqueles municípios que possuem os piores IDHs no estado, além dos impactos da falta de profissionais qualificados, das mudanças climáticas e de questões geopolíticas em setores econômicos. Para propor soluções, ele afirmou que a SCTI busca se posicionar como um hub de oportunidades para o desenvolvimento equilibrado do estado. “Temos apenas 1,1% do território geográfico do país, não adianta competirmos com commodities, temos que qualificar nosso serviço, agregar valor aos produtos e fazer com que SC seja diferente pela qualidade – isso passa por Ciência, Tecnologia e Inovação”.
Usuy também acrescentou que a secretaria atua para formular políticas públicas e criar ambientes de desenvolvimento para as pessoas, empresas e regiões. “Simultaneamente, estamos olhando para dentro do Governo do Estado para aplicar as melhores práticas de gestão, as ferramentas e tecnologias para aprimorar as entregas aos cidadãos catarinenses. Por outro lado, olhamos para fora em busca de estimular e apoiar o ecossistema privado para que SC siga protagonista”.
Além do Secretário, a SCTI também foi representada na reunião por Cristiane Iata, atual Gerente de Formação para Profissionais do Futuro e Negócios Inovadores, mas que será nomeada Chefe de Gabinete da Secretaria. Iata também é ex-head de Talentos da ACATE.
Demandas do setor de tecnologia
Com a presença do Presidente e Vice-Presidentes da ACATE, além de Diretores dos Polos Regionais, Verticais de Negócios, Grupos Temáticos e Programas, além de Conselheiros da entidade, a reunião teve o objetivo de estreitar laços entre o setor de tecnologia e a SCTI, reafirmando o compromisso da Associação em impulsionar um novo salto de desenvolvimento para o ecossistema de inovação catarinense – propósito sustentado pelo Planejamento Estratégico 2025-2028 da entidade.
O relacionamento entre a ACATE e a SCTI busca incentivar a internacionalização de empresas por meio de novas iniciativas como o ACATE Global Gateway. Lançado recentemente com apoio da Fapesc, o programa vai oferecer neste ano capacitação estratégica e imersões em outros países a 20 negócios catarinenses de tecnologia interessados em expandir mercados.
O Presidente da ACATE, Diego Ramos, também contou que outros projetos que visam às conexões internacionais estão sendo desenvolvidos em parceria com a Secretaria. “Queremos ajudar a transformar a matriz econômica do nosso estado, utilizando a tecnologia para impulsionar SC como um player global de inovação”.
Durante a reunião, o Secretário Edgard Usuy detalhou mais avanços em demandas apresentadas pela ACATE e o setor de tecnologia ao Governo do Estado no âmbito de CT&I, como: o lançamento de linha de crédito subsidiada para empresas de tecnologia no Pronampe Inovação, a contratação de bolsistas para desenvolvimento de atividades nos Polos Regionais, além da estruturação da governança da RCCI e de uma nova iniciativa voltada para a democratização de conhecimentos de tecnologia.
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.