Blog do Prisco
Manchete

Comércio catarinense cresce 5,6% em 2020 e supera em quase cinco vezes média nacional

Santa Catarina fechou 2020 com um crescimento de 5,6% nas vendas do comércio. O número é quase cinco vezes maior que a média nacional, de 1,2% de acréscimo no acumulado do ano. Os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) foram divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira, 10. Santa Catarina apresentou o quinto melhor resultado entre os estados brasileiros.

O governador Carlos Moisés destacou o desempenho de Santa Catarina em um ano de desafios em função da pandemia do novo coronavírus. “Este número demonstra a força de Santa Catarina em se superar diante dos obstáculos. Desde o início da pandemia, adotamos medidas para preservar vidas e, paralelamente, traçamos um plano para manter o crescimento econômico, com o regramento das atividades. Estamos colhendo bons resultados porque agimos com responsabilidade. Isso também é fruto do trabalho incansável de cada catarinense”, frisa o governador.

Setores com maior crescimento

Segundo a pesquisa do IBGE, hipermercados e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (14,2%) e Móveis e Eletrodomésticos (9,2%) foram as atividades com maior expansão no ano de 2020 em Santa Catarina.

“O setor do comércio é um dos principais termômetros da economia e os números mostram que Santa Catarina, que foi um dos primeiros estados a tomar as medidas restritivas de prevenção à Covid-19, também está sendo um dos primeiros a mostrar sua recuperação. O crescimento de 5,6% no comércio catarinense nos dá a convicção de que estamos no caminho certo. O Governo de Santa Catarina trabalha em conjunto com o setor produtivo, com medidas que promovam segurança, competitividade e mais oportunidades”, avalia o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon.

Além disso, em dezembro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, Santa Catarina cresceu 6% de no volume de vendas, acima da média nacional (1,2%).

2,9% de crescimento no comércio varejista ampliado em 2020

A pesquisa também aponta que o volume de vendas no comércio varejista ampliado – que inclui o comércio de veículos, motos, partes e peças e materiais de construção – cresceu 2,9% no acumulado de 2020 em Santa Catarina. Foi o melhor resultado da região Sul. O estado fechou o ano à frente do Paraná (-0,4%) e Rio Grande do Sul (-5,2%). Na média nacional, o volume de vendas recuou (-1,5%).

Nas atividades que compõem o comércio varejista ampliado, a de materiais de construção foi a que apresentou o maior crescimento (11,6%) nas vendas.

Posts relacionados

Santa Catarina atinge marca histórica de menor desemprego dos últimos 13 anos

Redação

Candidatura de Carluxo por SC depende de fator nacional

Redação

Movimentação de cargas nos portos de SC cresce 5,2% no primeiro semestre de 2025

Redação