Participação ocorre junto à iniciativa global do Pacto Mundial dos Jovens Pelo Clima
A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) está presente na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas – COP 30, em Belém (Pará). O grupo, formado por 12 pessoas, chegou ao evento nesta segunda (10) e participa da Conferência até sexta (14). Os representantes da Univali integram a Comitiva do Pacto Mundial dos Jovens Pelo Clima (Global Youth Climate Pact – GYCP), formada por 150 pessoas de 35 países.
A equipe da Univali é composta por alunos, docentes e pesquisadores do mestrado e doutorado, da Instituição de Ensino, e professores atuantes em escolas da rede pública estadual de municípios da Foz do Rio Itajaí. Durante a programação, eles vão promover uma oficina voltada à temática dos oceanos e o lançamento de um livro sobre as mudanças climáticas.
A participação da Univali na COP 30 ocorre pelo Programa Institucional de Educação Ambiental Climática, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). A presença no evento é realizada com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – Fapesc (Edital de Chamada Pública 21/2024 – Programa de Pesquisa Universal) e apoio da Universidade.
A coordenadora do PPGE, professora Bruna Siqueira Santos, explica que “a presença na Conferência do Clima foi possível porque a Universidade integra a iniciativa internacional Jovens pelo Clima que, por sua vez, é ligada à Organização das Nações Unidas (ONU). O PPGE da Univali tem coordenado as ações do Pacto Global em todo o Estado de Santa Catarina.”, conta.
Oficina
Na terça, 11, a comitiva da Univali promove a oficina “Diálogos 2 – Oceanos e Futuras Gerações”. O conteúdo será ministrado pela professora Bruna Siqueira Santos, pelo engenheiro agrônomo e deputado estadual Marcos José de Abreu (Marquito) e pelo pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Chile, Marcelo Lagos.
A atividade tem como público alvo pesquisadores da educação climática, ambientalistas, professores e jovens da educação básica, sendo aberta também à comunidade interessada. “O evento vai ocorrer na Casa Vozes do Oceano. Esse projeto transforma a Casa das 11 Janelas, em Belém, em um ambiente cultural e com debates voltados à cultura oceânica, realizados em parceria com a Família Schurmann.”, conta a docente da Univali.
Lançamento de livro
Na ocasião da oficina, também será lançada a obra “Enfrentar a Emergência Climática: O protagonismo dos jovens para o planeta”. O livro foi escrito por pesquisadores da área de educação ambiental do Brasil, França e Áustria. A publicação tem organização da professora Bruna Siqueira Santos e do coordenador mundial da iniciativa Jovens pelo Clima, Alfredo Pena-Veja, da Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais (França).
O livro foi publicado pela A Editora – Ateliê e terá exemplares doados aos professores da educação básica que atuam no projeto Jovens pelo Clima, em Santa Catarina, para contribuir no embasamento de suas ações.
Veja quem integra a comitiva da Univali na COP 30
Participam da comitiva os alunos do PPGE da Univali, Vitor Mateus Rangrab Galvão, Juliana Mara e Carla Cravo, todos profissionais da rede pública de ensino da região. Os docentes dos programas de mestrado e doutorado da Univali, Marcus Polette (PPGCTA), Ricardo Stanziola (PPGPP), Liton Lanes Pilau Sobrinho (PPCJ) e Bruna Siqueira Santos (PPGE), organizadora do grupo.
Também integram a equipe o pesquisador Cristiano Voitina e os profissionais da educação básica Maria Carolina Scheffer (Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA), Luis Augusto (EEB Professora Daniela Pereira – Navegantes), Osmauro Luiz Fassbinder (Coordenadoria Regional de Educação de Itajaí), Daiane Ramos Cappua (EEB João Batista Paiva – Penha).
Evento Pré-COP 30
Estudantes, professores, pesquisadores e gestores públicos prestigiaram na última terça, 4, o evento Pré-COP30 – Educação Ambiental e Emergências Climáticas: Estratégias de sensibilização e capacitação de jovens pesquisadores/cientistas (ELO/SC). O encontro, que ocorreu na Escola de Educação Básica (EEB) Professora Daniela Pereira, em Navegantes (SC), reuniu mais de 250 participantes.
A ação, promovida pela Univali por meio dos Programas Institucionais de Educação Ambiental Climática, também faz parte do movimento Jovens pelo Clima (ELO SC), vinculado ao Global Youth Climate Pact (GYCP). O projeto visa debater sobre educação ambiental e estratégias para enfrentar emergências climáticas, preparando a comunidade para os desafios globais relacionados às mudanças do clima. A iniciativa é financiada pela Fapesc (Edital de Chamada Pública nº 21/2024).
O evento de terça envolveu a participação do PPGE e PPGCTA, Diretoria de Extensão e Responsabilidade Social da Univali e mais cinco Escolas de Educação Básica da Rede Estadual de Ensino. Mestrandos e doutorandos do PPGE da Univali atuaram na mediação das atividades e acompanhamento das pesquisas.
Um dos convidados para o encontro foi o pesquisador internacional da Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais (França), professor Alfredo Pena-Veja. O deputado estadual Marcos José de Abreu (Marquito) e representantes da Secretaria de Estado da Educação e do Instituto Ambiental de Navegantes também prestigiaram o encontro.
Participaram estudantes e professores das escolas EEB Professora Daniela Pereira e EEB Professora Paulina Gaya, de Navegantes, EEB Professor João Batista Paiva e EEB Manoel Henrique de Assis, de Penha, e EEB Elvira Faria Passos, de São João do Itaperiú.





