Blog do Prisco
Destaques

Comitiva da Univali está na COP 30

Participação ocorre junto à iniciativa global do Pacto Mundial dos Jovens Pelo Clima

 

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) está presente na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas – COP 30, em Belém (Pará). O grupo, formado por 12 pessoas, chegou ao evento nesta segunda (10) e participa da Conferência até sexta (14). Os representantes da Univali integram a Comitiva do Pacto Mundial dos Jovens Pelo Clima (Global Youth Climate Pact – GYCP), formada por 150 pessoas de 35 países.

A equipe da Univali é composta por alunos, docentes e pesquisadores do mestrado e doutorado, da Instituição de Ensino, e professores atuantes em escolas da rede pública estadual de municípios da Foz do Rio Itajaí. Durante a programação, eles vão promover uma oficina voltada à temática dos oceanos e o lançamento de um livro sobre as mudanças climáticas.

A participação da Univali na COP 30 ocorre pelo Programa Institucional de Educação Ambiental Climática, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). A presença no evento é realizada com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – Fapesc (Edital de Chamada Pública 21/2024 – Programa de Pesquisa Universal) e apoio da Universidade.

A coordenadora do PPGE, professora Bruna Siqueira Santos, explica que “a presença na Conferência do Clima foi possível porque a Universidade integra a iniciativa internacional Jovens pelo Clima que, por sua vez, é ligada à Organização das Nações Unidas (ONU). O PPGE da Univali tem coordenado as ações do Pacto Global em todo o Estado de Santa Catarina.”, conta.

Oficina

 

Na terça, 11, a comitiva da Univali promove a oficina “Diálogos 2 – Oceanos e Futuras Gerações”. O conteúdo será ministrado pela professora Bruna Siqueira Santos, pelo engenheiro agrônomo e deputado estadual Marcos José de Abreu (Marquito) e pelo pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Chile, Marcelo Lagos.

A atividade tem como público alvo pesquisadores da educação climática, ambientalistas, professores e jovens da educação básica, sendo aberta também à comunidade interessada. “O evento vai ocorrer na Casa Vozes do Oceano. Esse projeto transforma a Casa das 11 Janelas, em Belém, em um ambiente cultural e com debates voltados à cultura oceânica, realizados em parceria com a Família Schurmann.”, conta a docente da Univali.

Lançamento de livro

 

Na ocasião da oficina, também será lançada a obra “Enfrentar a Emergência Climática: O protagonismo dos jovens para o planeta”. O livro foi escrito por pesquisadores da área de educação ambiental do Brasil, França e Áustria. A publicação tem organização da professora Bruna Siqueira Santos e do coordenador mundial da iniciativa Jovens pelo Clima, Alfredo Pena-Veja, da Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais (França).

O livro foi publicado pela Editora – Ateliê e terá exemplares doados aos professores da educação básica que atuam no projeto Jovens pelo Clima, em Santa Catarina, para contribuir no embasamento de suas ações.

Veja quem integra a comitiva da Univali na COP 30

 

Participam da comitiva os alunos do PPGE da Univali, Vitor Mateus Rangrab Galvão, Juliana Mara e Carla Cravo, todos profissionais da rede pública de ensino da região. Os docentes dos programas de mestrado e doutorado da Univali, Marcus Polette (PPGCTA), Ricardo Stanziola (PPGPP), Liton Lanes Pilau Sobrinho (PPCJ) e Bruna Siqueira Santos (PPGE), organizadora do grupo.

Também integram a equipe o pesquisador Cristiano Voitina e os profissionais da educação básica Maria Carolina Scheffer (Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA), Luis Augusto (EEB Professora Daniela Pereira – Navegantes), Osmauro Luiz Fassbinder (Coordenadoria Regional de Educação de Itajaí), Daiane Ramos Cappua (EEB João Batista Paiva – Penha).

Evento Pré-COP 30

 

Estudantes, professores, pesquisadores e gestores públicos prestigiaram na última terça, 4, o evento Pré-COP30 – Educação Ambiental e Emergências Climáticas: Estratégias de sensibilização e capacitação de jovens pesquisadores/cientistas (ELO/SC). O encontro, que ocorreu na Escola de Educação Básica (EEB) Professora Daniela Pereira, em Navegantes (SC), reuniu mais de 250 participantes.

A ação, promovida pela Univali por meio dos Programas Institucionais de Educação Ambiental Climática, também faz parte do movimento Jovens pelo Clima (ELO SC), vinculado ao Global Youth Climate Pact (GYCP). O projeto visa debater sobre educação ambiental e estratégias para enfrentar emergências climáticas, preparando a comunidade para os desafios globais relacionados às mudanças do clima. A iniciativa é financiada pela Fapesc (Edital de Chamada Pública nº 21/2024).

O evento de terça envolveu a participação do PPGE e PPGCTA, Diretoria de Extensão e Responsabilidade Social da Univali e mais cinco Escolas de Educação Básica da Rede Estadual de Ensino. Mestrandos e doutorandos do PPGE da Univali atuaram na mediação das atividades e acompanhamento das pesquisas.

Um dos convidados para o encontro foi o pesquisador internacional da Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais (França), professor Alfredo Pena-Veja. O deputado estadual Marcos José de Abreu (Marquito) e representantes da Secretaria de Estado da Educação e do Instituto Ambiental de Navegantes também prestigiaram o encontro.

Participaram estudantes e professores das escolas EEB Professora Daniela Pereira e EEB Professora Paulina Gaya, de Navegantes, EEB Professor João Batista Paiva e EEB Manoel Henrique de Assis, de Penha, e EEB Elvira Faria Passos, de São João do Itaperiú.

Posts relacionados

FIESC apresenta projetos sustentáveis da indústria de SC em plataforma digital da ONU na COP 30

Redação

Univali avança seis posições no Ranking Universitário da Folha de S. Paulo

Redação

Com 63 cursos avaliados no Guia da Faculdade 2025, Univali se destaca entre as instituições com melhor desempenho acadêmico do país

Redação