O auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, ficou lotado nesta sexta-feira (05) durante o Conexão Podemos, encontro de formação política que faz parte do trabalho nacional do partido e que, em Santa Catarina, é conduzido pela deputada estadual Paulinha, presidente estadual da sigla.
O evento reuniu lideranças de todas as regiões do Estado e contou com a presença da presidente nacional do Podemos, Deputada Federal Renata Abreu, Cristina Graeml, diversos dirigentes nacionais, e de Vanderlei Luxemburgo, que ministrou uma palestra sobre liderança e preparação para os desafios políticos e eleitorais.
Entre os destaques do encontro, o Podemos formalizou seu apoio ao projeto de reeleição do governador Jorginho Mello, em um gesto político que marca a posição da legenda em Santa Catarina.
A deputada Paulinha explicou que a decisão foi fruto de um processo de escuta e construção coletiva:
“O Podemos em Santa Catarina é um partido forte, leal, inclusivo e verdadeiro. Nós percorremos o Estado inteiro, realizamos reuniões, ouvimos nossos filiados e nossas lideranças. Essa foi uma escolha genuinamente coletiva. É hora de dar voz aos invisíveis, cuidar de quem mais precisa e garantir que o poder esteja em favor das pessoas, e não da política. Ao mesmo tempo, recebemos com alegria novos filiados que fortalecem nosso partido e trazem ainda mais energia ao nosso projeto, que não se resume apenas a 2026.”
Dentre as novas filiações, alguns nomes de peso se integraram à legenda: Fábio Botelho, chefe de gabinete do prefeito de Florianópolis; Cláudia Prudêncio, primeira mulher presidente da OAB de Santa Catarina; e Alex Correia, líder do MTG catarinense.
Durante o encontro, a presidente nacional Renata Abreu e as lideranças do Podemos destacaram o papel de Paulinha como presidente estadual e pré-candidata a deputada federal, reconhecendo sua trajetória política e seu protagonismo na expansão do partido em Santa Catarina.
Além da bancada estadual, representada por Paulinha e pelo deputado Lucas Neves, vice-presidente e parceiro da deputada Paulinha nessa construção, estiveram presentes o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, prefeito de Biguaçu, Salmir, o vice-prefeito de Palhoça, Rosinei, também pré candidato a federal, e os prefeitos Laerte (Jaguaruna), Sirineu (Monte Castelo) Alexandre (Bombinhas), Jean (Benedito Novo, vice-prefeito de Bombinhas, Tonho, prefeita de Major Vieira, Aline, entre outros prefeitos, vices, vereadores e lideranças municipais e regionais.
Com casa cheia, o Conexão Podemos consolidou-se como um marco para a legenda em Santa Catarina, reforçando seu papel de formação política, ampliando sua base com novas filiações e assumindo posição para as eleições de 2026.
“Aos que menosprezam o Podemos, o nosso recado é esse: o trabalho incessante, a política feita de um jeito simples, sem muito barulho, que prefere se concentrar no amor ao próximo, combinados com a fé em Deus e no futuro. A gente chegou até aqui porque temos verdade, amor e propósito. Santa Catarina precisa de estabilidade, de menos discursos ideológicos e mais atenção a sua gente. E é sob essa lógica que vamos seguir trabalhando.