A expectativa da Abrasel SC é que as celebrações de final de ano sirvam de preparação para o aumento da demanda durante a temporada de Verão
O setor de alimentação fora do lar em Santa Catarina entra em dezembro com um clima mais favorável. As confraternizações de empresas, encontros familiares, celebrações de fim de ano e o pagamento do 13º salário impulsionam a procura por bares e restaurantes no Estado e a expectativa é que aumento no movimento seja um aquecimento para a temporada de Verão.
No total, 82% dos empreendedores catarinenses esperam ter alta no faturamento em comparação com o final do ano de 2024. Parte do otimismo vem da melhora dos indicadores do trimestre. Após setembro registrar 27% dos negócios operando no prejuízo no país, o índice caiu para 20% em outubro. No mesmo período, 40% das empresas tiveram lucro, sete pontos a mais que no mês anterior. O Índice Abrasel–Stone também confirma a tendência, com alta de 1,6% nas vendas na comparação com setembro.
“Os números que tivemos em outubro nos mostram um ambiente mais positivo, com a recuperação da confiança do consumidor. Agora esperamos que este otimismo se mantenha no final do ano e durante a temporada de Verão. A expectativa para Santa Catarina é uma alta no número de turistas, o que é fundamental para o setor de bares e restaurantes, uma vez que muitos estabelecimentos dependem do resultado do Verão para se organizar para o restante do ano”, avalia Juliana Débastiani, presidente da Abrasel SC.
De olho nas confraternizações e já pensando no Verão, muitos empresários catarinenses têm buscado reforçar as equipes e investido na ampliação dos estoques. Entre os estabelecimentos do estado, 39% querem ampliar o quadro de funcionários. No entanto, a maior parte dos empresários ainda relata muitas dificuldades na contratação, especialmente pela falta de interessados nas vagas e pela escassez de profissionais qualificados.
Para apoiar empreendedores neste momento de alta demanda, a Abrasel lançou uma cartilha gratuita com dicas práticas para atrair e fidelizar clientes durante o fim de ano. O material reúne orientações para reforçar a identidade da casa, criar novidades no cardápio sem prejudicar a operação e incentivar a divulgação espontânea dos clientes.
O material está disponível gratuitamente na plataforma Conexão Abrasel (https://conexao.abrasel.com.br) e tem linguagem direta, pensada para o dia a dia de bares e restaurantes.









