Notícias

Conheça os homenageados do Prêmio Destaques da Contabilidade

A semana foi marcada pela entrega do Prêmio Destaques da Contabilidade 2015. A solenidade encerrou o ano de atividades homenageando aqueles que se destacaram na sua trajetória dentro da profissão.

O contador Itelvino Schinaider, de Blumenau, e o técnico em Contabilidade Jorge Ronaldo Pohl, de Joaçaba, serão os profissionais homenageados por terem sido indicados pelos colegas. Depois dessa votação entre os pares, foi feita uma análise de documentos por uma comissão externa e aprovados os dois nomes. A honraria é concedida todos os anos pelo Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina aos profissionais que se destacam pela atuação em favor da classe contábil e da comunidade.

Na mesma oportunidade, também serão homenageados os pioneiros da Contabilidade. O profissional com registro mais antigo é o contador Silvio Lehmkuhl Meyer (CRCSC nº 1.091/O-7, de 05 de agosto de 1970) de Florianópolis. O pioneiro dos escritórios a ser homenageado é o Escritório Silas Contabilidade S/S (CRCSC nº 119/O-2, de 22 de setembro de 1971).

EXAME – Na mesma solenidade serão destacados ainda os primeiros colocados nas duas edições do Exame de Suficiência 2015. São eles: contador Everton Paulo Folletto, de Maravilha e estudou na Unochapecó (Universidade Comunitária Regional de Chapecó); contador Rodrigo Leandro dos Santos, de Gaspar e estudou na Furb (Universidade Regional de Blumenau); contador Daniel Brose Herzmann, de São José e estudou na Universidade Federal de Santa Catarina; contador Guilherme André Almeida Padilha, de Itajaí e estudou no Instituto Cenecista Fayal de Ensino Superior; e o Técnico em Contabilidade Marcelo Bolda, de Camboriú e estudou no Instituto Monitor. O jornalista Moacir Pereira também será homenageado e receberá o título “Amigo da Contabilidade”.

CONHEÇA MELHOR OS HOMENAGEADOS

DESTAQUES

Jorge Ronaldo Pohl

Técnico em Contabilidade (CRC SC-010017/O-9), nasceu no dia 19/12/1958, no município de Joaçaba. Em 1974 iniciou sua trajetóriaia profissional na área contábil, como office boy, na empresa Mocaplan Contabilidade, 1977 – Se formou no Colégio Comercial Joaçabense – Joaçaba/SC, obtendo o título de Técnico em Contabilidade e em Bacharel em Direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC.

Em 1979 Ingressou na Empresa Mocaplan Contabilidade como Sócio Cotista, permanecendo até o momento. Foi um dos fundadores do Sindicato dos Contabilistas de Joaçaba – (SINDICONT), sendo Membro do Conselho Fiscal, Vice-Presidente e atual Presidente. Foi um dos fundadores da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Meio Oeste de Santa Catarina – (AESCON), assumindo as funções de Diretor-Secretário; Vice-Presidente e Presidente. Foi membro do Conselho Fiscal e atualmente continua como Coordenador do Conselho da Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina – (FECONTESC).

É membro integrante da Rede Oeste Empresas Contábeis. Foi Presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Meio Oeste Catarinense – (SINDILOJAS) e atualmente é Diretor-Secretário. Foi membro da Diretoria da Federação do Comércio de Santa Catarina – (FECOMÉRCIO/SC) e atualmente é Membro do Conselho de Representantes. É membro do Conselho Regional do SESC/SC. Foi Presidente e atualmente é membro do Conselho Consultivodo SENAC Joaçaba. Também é membro integrante de vários Conselhos municipais e regionais, destacando-se o Conselho Municipal e Regional de Trabalho e Emprego. Foi Vereador no Município de Joaçaba no período de 1997 a 2000, sendo o 2º vereador mais votado.

Em 1998 concorreu a uma vaga na Câmara Federal, ficando como 2° suplente de Deputado Federal. Na Secretaria de Desenvolvimento Regional de Joaçaba. Foi membro da assembleia de criação da Fundação Universitária do Oeste de Santa Catarina – (FUNOESC); membro do Conselho de Administração do Campus de Joaçaba (dois mandatos) e atualmente é membro do Conselho Curador da Universidade (oito mandatos). Recebeu várias homenagens e condecorações no município de Joaçaba e Região. Desde 1979 é Empresário Contábil, tendo desde o início de sua atividade profissional trabalhado na mesma empresa, ocupando todas as funções desde Office Boy até Responsável Técnico e Sócio-Administrador.

Itelvino Schinaider

Gaúcho, natural de Erval Grande, cidade do interior do Rio Grande do Sul, nascido em 28/03/1967. Em 1986 – Formou-se no curso Técnico em Contabilidade pelo Colégio São Francisco, em Chapecó. Conquista esta, que somente foi possível porque a empresa que laborou por mais de 8 anos, subsidiou os estudos e proporcionou o desenvolvimento profissional em diversas áreas trabalhando na fábrica, departamento pessoal, financeiro/contábil, por fim, exerceu a função de tesoureiro da empresa.

Em 1988, foi contratado contratado para trabalhar na Actus Auditores Independentes, onde vivenciou muitas experiências e aprendeu o caminho e a essência da contabilidade, confirmando a vocação profissional. Ainda em 1988, obteve o registro no Conselho Regional de Contabilidade como Técnico em Contabilidade – CRCSC 15.081/O-2.

1997 – Diplomado pela Universidade Regional de Blumenau – FURB, recebendo o título de Bacharel em Ciências Contábeis. 2000 – Após ter sido aprovado no exame de suficiência, recebeu a Carteira Profissional do CRCSC com o título de contador. 1990 – 2015 – Trabalhou como contador, assessor e consultor contábil e tributário em diversos ramos de atividades, recebendo homenagem pela dedicação por mais de 21 anos no Grupo Cetil. 2002 – Iniciou as atividades junto a entidades de classe, contribuindo com o Sindicont Blumenau, sendo o atual presidente da instituição (2015). Instrutor de cursos e palestras desde 2005, tanto para a classe profissional, universidades e a comunidade, participando ativamente dos eventos da categoria. Torcedor colorado desde pequeno pelo time do coração. Com 48 anos de idade já completou 35 anos de contribuição para a Previdência Social, mas não pretende parar de trabalhar…

PIONEIROS

– PROFISSIONAL

Silvio Lehmkuhl Meyer

Nascido em Florianópolis, iniciou a vida profissional na casa bancária Hoepcke Ltda. e como professor na Escola Técnica Nereu Ramos. Atuou como colaborador no Esplan – Escritório Catarinense de Planejamento integrado. Seguiu carreira como funcionário concursado do Banco do Brasil S.A.

Ingressou em 1973 na Universidade Federal de Santa Catarina, onde lecionou Contabilidade por 30 anos, tendo se aposentado em 2003. Técnico em contabilidade diplomado em 1952 pela Academia de Comercio Santa Catarina, depois formou-se Bacharel em Ciências Contábeis, graduado em 2 de dezembro de1968 pela UFSC. Em 1958, casou-se com Érica Schimidt Meyer, com quem iniciou, em seus 57 anos de matrimônio, uma prole de 5 filhos, 6 netos e 1 bisneta. Por concurso público assumiu as funções de professor do curso de Ciências Contábeis da UFSC, onde exerceu também cargos administrativos e de representação, dentre os quais o de membro do Conselho Universitário. Chefiou o Departamento de Ciências Contábeis da UFSC e coordenou o curso por vários mandatos. Foi membro fundador da Academia Catarinense de Ciências Contábeis. Foi sócio fundador da Fepese – Fundação de Estudos e Pesquisas sócios-econômicas.

– ESCRITÓRIO

SILAS CONTABILIDADE

Com sede em Florianópolis, a SILAS Contabilidade foi fundada como uma firma individual em 1970, por Silas Miguel da Silva. Vinte e dois anos depois, veio a transformar-se em sociedade denominada SILAS Contabilidade Ltda tendo como sócios Silas Miguel da Silva e Nésia Maria Junckes Schveitzer. Em 1994 e 1999 passou por mais duas alterações contratuais. Em 1994 a sócia Nésia deixa a sociedade e ingressa o contador Sylmo Anderson da Silva, que já trabalhava como colaborador desde março de 1980. Em 1999, ingressou na sociedade a contadora Rute Mafra da Silva, que também já trabalhava como colaboradora desde fevereiro de 1981. Trinta e cinco anos após sua fundação, a empresa passou por outra alteração contratual, desta vez deixando a sociedade o sócio fundador Silas Miguel da Silva permanecendo a configuração hoje existente tendo como sócios Sylmo Anderson da Silva e Rute Mafra da Silva e tendo o nome de Silas Contabilidade SS.

Ao longo destes 45 anos muitos profissionais passaram pela SILAS Contabilidade. Muitos destes atualmente têm seus próprios escritórios, outros com cargos importantes em órgãos públicos, outros em grandes empresas. Fica a satisfação da SILAS Contabilidade ter contribuído na construção destes profissionais.

A empresa possui uma equipe coesa, que tem vestido a camisa e fazendo parte desta longa caminhada. Grande parte desta equipe já está há mais de uma década na empresa, sempre com um espírito de comprometimento e parceria.

AMIGO DA CONTABILIDADE

Moacir Pereira

Com uma atuação de 50 anos no jornalismo, Moacir Pereira foi um dos fundadores e primeiro coordenador do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Colunista do Diário Catarinense, A Notícia de Joinville e do Jornal de Santa Catarina de Blumenau. Comentarista da RBS TV e da TV Com, Moacir Pereira é também comentarista da rádio CBN Diário em Florianópolis. Hoje, mantém blog no Clicrbs, está presente no twitter e no facebook. Bacharel em Direito pela UFSC, tem mestrado em Ciência Política e várias especializações. Membro da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é autor de mais de quarenta livros, entre biografias de personalidades catarinenses a histórias de cidades, passando por obras sobre a política e o jornalismo. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina e da Associação Catarinense de Imprensa, tendo ainda atuado como conselheiro na Federação Nacional dos Jornalistas. Cidadão honorário de Treze Tílias, Irani e de Laguna. Foi correspondente em Santa Catarina da extinta revista Manchete e do Jornal de Brasilia. Já ganhou o Prêmio Nacional de Comunicação Luiz Beltrão, conferido pela Intercom.

Fotos: divulgação

Sair da versão mobile