Blog do Prisco
Destaques

Construção da maior UBSF de Joinville chega a 20% das obras executadas

Mais de 20% das obras da UBSF Jardim Edilene e Vila da Saúde, projetada para ser a maior Unidade Básica de Saúde da Família já construída em Joinville, foram executadas.

O investimento total é de aproximadamente R$ 11 milhões, provenientes de recursos da Prefeitura de Joinville, do Governo do Estado de Santa Catarina e de emenda parlamentar do deputado federal Zé Trovão.

Iniciadas em março deste ano, as obras seguem o cronograma. Entre as etapas concluídas estão a limpeza do terreno, terraplanagem, fundações e a instalação do canteiro de obras. Neste momento segue em execução a estrutura de concreto armado, com a execução de vigas baldrame, laje do piso, contenções e pilares. O percentual total executado chega a 21,8%.

A futura UBSF está sendo construída para substituir as unidades Jardim Edilene e Estevão de Matos – atualmente em locais alugados. A nova estrutura fica a menos de 1 km das sedes atuais.

A secretária da Saúde de Joinville, Daniela França Cavalcante, destaca que a integração dos serviços em um único local vai proporcionar a ampliação de atendimento em um mesmo espaço que oferta mais recursos à promoção da saúde da população.

“A UBSF e a Vila da Saúde atuam de forma complementar, em um espaço único que atua na prevenção por meio da Estratégia Saúde da Família e, ao mesmo tempo, promove saúde e qualidade de vida aos usuários, preconizando a atividade física e a interação social como fator de saúde”, avalia a secretária.

Maior unidade básica já construída em Joinville

A nova sede da UBSF Jardim Edilene e Vila da Saúde fica na rua Nelson Siedschlag, no bairro Paranaguamirim, em uma área de 7,6 mil metros quadrados, com 1,8 mil metros quadrados de área construída.
A nova estrutura vai beneficiar diretamente 25 mil usuários e prevê 24 consultórios médicos e de enfermagem para até 12 equipes de Saúde da Família, 5 consultórios odontológicos, ampla recepção, farmácia, sala de vacinas, sala de acolhimento e triagem, sala de procedimentos, sala de curativos, sala de coleta, sala multiuso e sala para agentes comunitários de saúde. A estrutura também contempla espaços de apoio como sanitários, copa, vestiário de funcionários, salas de esterilização de materiais, sala administrativa, almoxarifado e depósito de material de limpeza.

Joinville conta hoje com dez Vilas da Saúde entregues e quatro em execução. A Vila da Saúde construída anexo à UBSF Jardim Edilene terá pista de caminhada de 300 metros, parque infantil, academia ao ar livre, espaço coberto para prática de atividades em grupo de 130 metros quadrados e sanitários, pergolado, orquidário com 95 metros quadrados e horta comunitária.

fotos>PMJ, divulgação

Posts relacionados

Joinville recebe comitiva para supervisão de obras financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

Redação

Denúncias e a decepção política que vem da Serra

Redação

Prefeito Adriano Silva apresenta demandas da Saúde de Joinville ao ministro Alexandre Padilha

Redação