Blog do Prisco
Manchete

Contra o MDB

Na última segunda-feira à noite, Jorginho Mello recebeu, no Palácio Residencial, integrantes da bancada estadual e federal do MDB. Todos compareceram, com exceção do federal Rafael Pezenti (foto). Lá estiveram a senadora Ivete Appel da Silveira, os deputados federais Carlos Chiodini e Valdir Cobalchini e os seis estaduais, que são exatamente Antídio Lunelli, Mauro De Nadal, Fernando Krelling, Tiago Zilli, Volnei Weber e Emerson Stein.
Além, é claro, do secretário de Infraestrutura e Mobilidade, o deputado estadual licenciado Jerry Comper. Antes de ingressarmos no raciocínio do evento em si, da confraternização, por que Pezenti não deu o ar de sua graça?
Ele é o único que discorda, não apenas da permanência, mas de uma maior representatividade do MDB no governo, numa clara sinalização de que não está comprometido com o projeto de reeleição de Jorginho Mello em 2026. Ele teria outro candidato? Seria, eventualmente, o prefeito reeleito de Chapecó, João Rodrigues, do PSD?

Saindo?

Pezenti não está satisfeito no MDB. Chegou-se a especular que ele assinaria ficha no PL, afinal estava muito próximo de Jorginho Mello. E também continua em fina sintonia com o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Distanciamento

Mas, nos bastidores, se fala que as reivindicações apresentadas em sua totalidade não foram acolhidas. O deputado federal iria para o PSD? Sim, porque no MDB ele começa a ficar sem ambiente. Ele foi o único ausente. Feita essa observação, retornamos ao convescote.

Pasta

Emerson Stein vai deixar a Assembleia e vai assumir a Secretaria de Meio Ambiente e Economia Verde. Como ele é o primeiro suplente, quem sobe para a Assembleia é segunda suplente, Rose Maldaner, ex-prefeita de Maravilha e mulher do ex-deputado federal Celso Maldaner, que já presidiu o MDB.

Proa

O partido hoje é pilotado por Carlos Chiodini, que, por sua vez, será investido, assim como o próprio Stein, no próximo dia 5, na posição de secretário da Agricultura e Pecuária.

A volta

Isso ensejará o retorno à Câmara do emedebista Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro, de Criciúma, que lá já esteve quando da licença de Chiodini para concorrer à Prefeitura de Itajaí durante a campanha eleitoral de 2022.

Outra frente

Acertados os ponteiros com o MDB, Jorginho Mello vai agora para uma segunda etapa, que é fortalecer o PP, já representado na figura do ex-presidente da Assembleia, Silvio Dreveck, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável.

Visibilidade

Tudo leva a crer que os três estaduais do PP, Pepê Colaço, José Milton e Altair Silva, venham reivindicar mais uma posição no primeiro escalão. Até porque Silvio Dreveck representa o senador Esperidião Amin e o presidente do partido, Leodegar Tiscoski.

Governo

Além de uma nova secretaria, Jorginho pode contemplar o PP também com algumas posições no segundo escalão. Assim como o MDB, foi atendido com a superintendência da Fesporte. Ou seja, é o governador alinhavando o seu processo de reeleição.

Adesões

Aqui ou ali, podem aparecer algumas dissidências, talvez, no MDB, mas minoritárias. Até porque Jorginho Mello está com a máquina, está com o governo na mão; e os prefeitos vão estar a ele alinhados. Assim como prefeitos de outros partidos, inclusive do próprio PSD.

Opções

Alguns até podem se filiar ao PL ou ao Republicanos. Outra opção é o novo PRD, partido da Renovação Democrática, resultado da fusão do PTB com o Patriota. E ainda há o União Brasil, que convidou Antídio Lunelli para ser candidato ao governo para compor chapa em eventual entendimento com Jorginho Mello.

Projeto

De modo que, efetivamente, a articulação de Jorginho Melo de olho em 2026 ganha ingredientes que podem, sem dúvida nenhuma, levá-lo a uma vitória ainda no primeiro turno. Até porque, vale lembrar, ele é o candidato de Jair Bolsonaro, que elegeu os últimos dois governadores, Carlos Moisés da Silva e o próprio Jorginho Mello.

Posts relacionados

Nota de pesar: Claudino De Nadal

Redação

Governo do Estado publica edital de licitação da Barragem de Mirim Doce, uma das maiores obras de contenção de cheias do Alto Vale

Redação

Secretaria da Agricultura e Pecuária discute estratégias para fortalecer o setor leiteiro e ampliar a competitividade

Redação