A Cooperativa Agropecuária Videirense (Coopervil) foi destaque na edição 2025 do Prêmio Empreendedor Rural Cooperativista (PERC) – Troféu Aury Luiz Bodanese, promovida pelo Sistema Aurora Coop. A cooperativa liderou o 2° lugar na categoria geral do Sistema Aurora Coop, já na categoria cooperativa foram outros três troféus nas áreas de leite e suínos.
“O reconhecimento é merecido, a família participa das capacitações que a cooperativa oferece e aplica o aprendizado na propriedade, com resultados excelentes nos produtos. Parabenizamos os três produtores finalistas e convidamos para que os mais associados integrados participem dos programas que a cooperativa oferece e assim possam aplicá-los”, destaca o presidente da Coopervil, Luiz Vicente Suzin.
A premiação reconhecida aos cooperados do Sistema Aurora que alcançam níveis de excelência em suas propriedades a partir da adoção de práticas sustentáveis, preservação ambiental, excelência na gestão, compromisso com a qualidade de vida, melhoria da renda e práticas de intercooperação.
Na premiação geral, o Troféu Aury Luiz Bodanese, o produtor Clodomir Piasson, de Videira, conquistou o 2º lugar. Piasson, a esposa e as filhas administram uma propriedade de 39,9 hectares, com suinocultura, produção de leite de vacas holandesas e cultivo de soja. O produtor participou de diversos cursos, como “QT Rural”, “Bem-Estar Animal”, “Conversão Alimentar” e “De Olho na Qualidade”. A associação da família à Coopervil é histórica, uma das primeiras da cooperativa, e foi feita pelo pai de Clodomir, que obteve a matrícula número 40.
“Eu confesso que não esperava. A gente faz por amor, esse prêmio mostra que estamos no caminho certo. No passado era diferente, agora o temos mais tecnologia, incentivos, assistência técnica, apoio da Aurora Coop e da Coopervil, não estamos sozinhos. É uma história de gerações e eu quero seguir nesse caminho e passar o legado para as minhas filhas”, ressalta Clodomir
A categoria Cooperativa – Coopervil, conquistou outros dois cooperados, além de Clodomir, que também foi premiado, todos receberam a premiação pelo destaque nas produções de suínos e leite. Em terceiro lugar, ficou o produtor Francisco Pereira Danielewicz, de Ibiam. A segunda colocação foi conquistada por Ivanize Otilia Michels Gaio, de Rio das Antas. Já Clodomir Piasson ficou com o primeiro lugar.
A estreia ocorreu no último sábado, 10, em Chapecó. A bienal de reconhecimento promovida pela Aurora Coop conta com uma parceria do Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço de Aprendizagem Rural (Senar), Sicredi, Sicoob, Fundação Aury Luiz Bodanese, Projeto Encadeamento Produtivo e Movimento Excelência SC.
“A Coopervil agradece a todos os empresários rurais que participaram da inscrição do PERC, aos finalistas, à cooperação, equipe técnica, a todos os envolvidos, esse é um trabalho realizado por muitas mãos. Agradecemos a Aurora Coop pela oportunidade e por realizar todo o trabalho de desenvolvimento, até chegar ao reconhecimento”, enfatizou Suzin.
Neste ano, 130 propriedades foram inscritas na premiação e, após análise e seleção realizada pelas cooperativas filiadas, 55 foram visitadas para a avaliação dos auditores. A edição 2025 do PERC premiou 22 empresas rurais.
“É uma satisfação muito grande ver o trabalho de nossos cooperados ser reconhecido pela prática da boa gestão de suas propriedades, a obtenção de excelentes resultados e fortalecer ainda mais a Aurora Coop. Parabéns a todos os participantes”, comemorou o diretor-presidente da Aurora Coop, Neivor Canton.
Fonte: Assessoria de Comunicação Coopervil.