Blog do Prisco
Destaques

Creci-SC homenageia profissionais e chama atenção para o exercício ilegal da profissão

Sessão na Alesc celebrou os corretores de imóveis de Santa Catarina e apresentou dados sobre o setor e ações de combate à clandestinidade
FOTO: Jeferson Baldo/Agência AL

 

Na manhã desta quinta-feira (21) a sessão ordinária na Alesc foi interrompida para apresentação de dados e homenagens aos corretores de imóveis de Santa Catarina. O ato remete ao dia do profissional que é comemorado no dia 27 de agosto. O presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de SC (Creci), Marcelo Brognoli apresentou dados do setor no estado. O momento de destaque foi de iniciativa do deputado Marcius Machado (PL).

Santa Catarina se destaca no mercado imobiliário nacional

De acordo com o presidente do Creci, Santa Catarina é o segundo maior mercado imobiliário do país. “Desde 2021, tivemos um aumento de 94% nos lançamentos imobiliários. No primeiro trimestre de 2025, respondemos por 73.5% dos lançamentos no sul do país. E quatro das cinco cidades mais valorizadas do Brasil estão em nosso estado. Números que confirmam a relevância do setor”, pontua.

Segundo o IBGE, SC foi o estado que mais recebeu imigrantes nos últimos anos, quase 500 mil novos moradores e é o segundo estado com maior crescimento populacional. “Portanto, onde há necessidade de moradia, há o mercado imobiliário, a construção civil e naturalmente o corretor de imóveis”, enfatiza Brognol.

Campanha publicitária chama atenção para o exercício ilegal da profissão

O Creci-SC lançou a campanha institucional do Mês do Corretor de Imóveis “O mercado imobiliário que mais cresce no Brasil exige excelência profissional: corretor de imóveis!”.

A campanha tem como foco dois pilares essenciais: a criminalização do exercício ilegal da profissão, por meio da aprovação do PL 3614/2015 e o incentivo à qualificação contínua dos profissionais, com destaque para a nova pós-graduação em Gestão, Inovação e Desenvolvimento de Negócios Imobiliários e mais de 13 cursos gratuitos na modalidade EAD.

Desde 2022, mais de 5 mil autuações foram feitas contra clandestinos, muitos deles reincidentes. Pesquisas apontam que mais de 60% da população das pessoas compram imóveis apenas uma vez na vida. “Colocar esse sonho na mão de clandestinos é um risco”, enaltece Borgnoli.

Com a preocupação com os números de atuações clandestinas e a segurança do consumidor, o Conselho Regional firmou parceria com o Ministério Público e o Procon para a realização de ações conjuntas.

Moção de Aplauso

O deputado Marcius Machado homenageou o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina com uma moção de aplauso, aprovada por unanimidade pelo Parlamento. “Quero agradecer e reconhecer, a todos os profissionais, pelo trabalho que vocês fazem. Uma profissão, que transforma sonhos em realidade, e só foi reconhecida na década de 60. São os corretores que trazem uma garantia da compra de um imóvel sem medos.”

Posts relacionados

Governador Jorginho Mello sanciona Lei da Liberdade Econômica durante abertura da Jornada do Servidor 2025

Redação

Sessão Solene na Alesc homenageia oito mulheres referências em Santa Catarina

Redação

Na Alesc, Lunelli emociona ao contar histórias de luta e conquistas

Redação