Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Criada em SC há sete anos, escola de italiano vira caso de sucesso no país

Criada em 2018 por dois irmãos da pequena cidade de Treze de Maio, no interior de Santa Catarina, a Escola de italiano Silvano Formentin se tornou um fenômeno no mercado e hoje figura como a maior plataforma de ensino de italiano da América Latina. Com quase 2 milhões de seguidores em suas redes sociais, a escola leva a língua e a cultura italianas para o mundo todo, já formou mais 10 mil alunos e seus programas gratuitos de ensino atraíram mais de meio milhão de pessoas.

Os criadores e diretores da plataforma são Silvano Formentin, professor que dá nome à escola, e Leandro Cardoso da Silva, voltado à administração do negócio. A primeira colaboradora da escola, Tathyana Agnelino, acabou conquistando o status de sócia da empresa e segue construindo, junto com os fundadores, o propósito de transformar a vida das pessoas por meio da educação.

Com predominância de pessoas com mais de 45 anos, o quadro de alunos da escola é conhecido pela fidelidade ao professor e pelo amor à língua italiana. Muitos que já terminaram os cursos seguem voluntariamente conduzindo grupos online de conversação que integram o curso de italiano de oito meses, fortalecendo vínculos, aprimorando o italiano e ajudando os colegas iniciantes. Seguem assim o exemplo do próprio professor Silvano, que por quase uma década trabalhou de forma voluntária em várias instituições, inclusive ensinando italiano gratuitamente na cidade onde mora e na sua cidade natal.

As aulas online da plataforma são marcadas pelo bom humor e carisma de Silvano, criador de um método exclusivo focado na repetição, na pronúncia e em estratégias de memorização que utilizam a neurociência. Sua forma de ensino surgiu a duras penas: as dificuldades que enfrentou para se comunicar na Itália, onde foi para morar em 2007.

“Eu havia estudado italiano com métodos tradicionais, focados em gramática, o que não me ajudou em nada no meu projeto de morar no país dos meus antepassados. Meu sonho virou pesadelo, pois acabei sem dinheiro e tive que pedir comida aos padres na igreja,” lembra o professor.

O fato de não ter conseguido se tornar fluente em italiano impediu que Silvano conseguisse trabalho, mesmo tendo procurado em dezenas de lugares, comércios e empresas de várias cidades do Norte da Itália. “Quando entendi o problema, mergulhei de cabeça no aprendizado da língua italiana, mas utilizando formas bem diferentes das tradicionais. Logo percebi que minha capacidade de falar italiano decolou,” relata.

Na volta ao Brasil, depois de trabalhar dois anos na Itália e na Alemanha, ele decidiu transformar suas dificuldades dos primeiros meses na Europa em um novo projeto de vida: ensinar italiano de forma totalmente diferente do tradicional, utilizando sua própria experiência de vida. Assim surgiu o seu método e, posteriormente, o curso on-line, que utiliza cerca de 1.500 frases corriqueiras e essenciais no dia a dia na Itália, garantindo ao aluno a fluência em apenas oito meses de estudos. O sucesso foi tão grande que hoje o curso é o único a ser certificado pelo MEC.

Os irmãos se preparam agora para ingressar no robusto mercado alemão, que domina mundialmente o interesse no aprendizado do idioma italiano. “Estamos desenvolvendo aplicativos específicos para auxiliar no novo momento e nos preparando para essa expansão,” informa Leandro.

Multiplataforma

A plataforma de ensino é vertical – um único negócio -, mas já se desdobra para ser uma empresa de vários nichos, incluindo o de turismo educacional e cultural. Os irmãos promovem experiências anuais na Itália desde 2023, que são exclusivas para os alunos do curso. Na viagem, os participantes não só praticam o idioma, mas vivem momentos únicos, com “atividades surpresas” de alto impacto emocional. No segundo semestre deste ano, no mês de setembro, eles irão conduzir dois grupos, cada um com 40 pessoas, para uma estadia de nove dias nas cidades de Roma, Florença, Veneza, Bari, Polignano a Mare, Matera, Gallipoli, Siena, entre outras.

As viagens também são marcadas pela confraternização entre os estudantes que acabam se encontrando pessoalmente pela primeira vez. Dali surgem novas amizades e conexões duradouras. Uma delas uniu os paulistas Romualdo Zanoni e Maria Cristina Galizia, que em dezembro irão celebrar sua união oficialmente. O padrinho, é claro, será o próprio professor Silvano Formentin.

Silvano também faz um convite a todos os apaixonados pela cultura e língua italiana. “Participem das aulas gratuitas no YouTube e sigam as redes sociais da Escola. E venham conhecer o meu curso pago, que os deixará fluentes em italiano em apenas oito meses.”