Blog do Prisco
Destaques

Criciúma é a única cidade da AMREC a receber melhor classificação no novo Mapa do Turismo Brasileiro

O município agora figura entre os “Municípios Turísticos” — a mais alta categoria da nova classificação

Criciúma conquistou mais um importante reconhecimento nacional: é o único município da região da AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera) a atingir a melhor classificação no novo Mapa do Turismo Brasileiro, lançado pelo Ministério do Turismo. O município agora figura entre os “Municípios Turísticos” — a mais alta categoria da nova classificação, que substituiu as antigas letras A, B, C, D e E.

“A conquista dessa classificação demonstra que Criciúma está alinhada às melhores práticas exigidas pelo Ministério. Isso nos coloca em posição de destaque para a captação de recursos e execução de projetos importantes para o turismo e a cultura da cidade”, destacou o prefeito Vagner Espíndola.

Essa conquista é resultado de um extenso trabalho técnico, que incluiu o preenchimento de mais de 100 itens de avaliação, como a estrutura de serviços, rede hoteleira, conectividade, eventos realizados, e a situação dos atrativos turísticos.
“Estar no Mapa do Turismo, é um reconhecimento importante e demonstra o quanto o setor turístico está crescendo cada vez mais. Atender aos critérios rigorosos de avaliação qualifica o município a participar de programas e editais federais,” reforçou o diretor de Turismo, Marcos Mendonça.

Novo Modelo de Categorização

O novo modelo de categorização segue as diretrizes da Nova Lei Geral do Turismo e do Plano Nacional do Turismo 2024-2027, que reforçam o compromisso com o desenvolvimento sustentável do setor. Agora, os municípios são divididos em três grupos: “Municípios Turísticos”, “Municípios com Oferta Turística Complementar” e “Municípios de Apoio ao Turismo”. As cidades que recebem o certificado de Município Turístico, concentram os principais atrativos, fluxos de visitantes e melhores estruturas de serviços.

O gerente de Cultura, Ismail Ahmad, também ressaltou a importância do reconhecimento: “Esse avanço reforça o potencial cultural de Criciúma. Com mais acesso a recursos e projetos, poderemos fortalecer ainda mais nossas manifestações artísticas, o patrimônio histórico e ampliar o calendário de eventos turísticos da cidade.”

Para integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, Criciúma cumpriu uma série de pré-requisitos, como possuir um departamento de Turismo ativo, contar com Lei Orçamentária específica, manter o Conselho Municipal de Turismo, ter prestadores de serviços turísticos cadastrados no Cadastur e preencher todas as informações exigidas pelo Ministério.

Plano Municipal de Turismo

O Plano Municipal de Turismo, apresentado em 2023, foi um importante documento para nortear o planejamento do setor turístico, e foi realizado em quatro etapas. O Diagnóstico Estratégico, feito a partir de observações e análises da região, referentes a fatores dos ambientes interno e externo ao município (demanda turística atual e potencial, oferta turística local, infraestrutura básica e dos serviços gerais, quadro institucional, aspectos políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais diversos).

A partir do Diagnóstico Estratégico foi realizado o Direcionamento Estratégico, traçando o cenário desejado a alcançar com as diretrizes, os objetivos e as metas do PMT, criando, assim, estratégias e execuções para as ações propostas. Na terceira etapa, Programas e Projetos, foram definidas as responsabilidades, orçamentos e fontes de recursos, bem como os prazos de execução para cada iniciativa.

No Monitoramento, fica estabelecida a fiscalização dos desdobramentos dos projetos e ações propostas, possibilitando uma avaliação da evolução, desempenho, qualidade e percepção da atividade turística.

foto>divulgação

Posts relacionados

Repúdio da Comissão de Turismo da Alesc

Redação

GAECO deflagra Operação “Trivium” contra fraudes em licitações no Sul do Estado

Redação

Criciúma celebrará 100 anos com programação histórica e momentos de emoção

Redação