Blog do Prisco
Destaques

Curitibanos recebe o Programa Alesc Itinerante nos dias 24 e 25 de março

Assembleia Legislativa de Santa Catarina realiza atividades regionais com sessões e reuniões no município

Alesc Itinerante em Curitibanos

Curitibanos, no Planalto Serrano, recebe na semana que vem, entre os dias 24 (terça-feira) e 25 (quarta-feira), o Programa Alesc Itinerante, iniciativa que leva o Parlamento catarinense para o interior do estado e o aproxima da comunidade regional.

As atividades serão realizadas Parque de Exposições Pouso do Tropeiro.

Atividades e participação regional

Durante dois dias, o município será palco das reuniões das comissões permanentes e das sessões plenárias que ocorreriam na sede do Parlamento, em Florianópolis.

Os projetos que serão votados nas sessões são de interesse da Serra catarinense.

Além disso, o plenário terá espaço para pronunciamentos de entidades regionais indicadas pelos deputados que integram a Bancada Parlamentar Serrana.

Primeira edição em 2026

Esta será a primeira edição do Alesc Itinerante neste ano e a nona do programa lançado em 2024.

A iniciativa está prevista na Resolução 1/2025, aprovada em março do ano passado pelos deputados, e que oficializou a continuidade do programa em 2025 e 2026.

Para Curitibanos, estão programadas nove reuniões de comissões e duas sessões ordinárias, entre outras atividades (confira abaixo a programação completa).

Histórico do programa

O Alesc Itinerante foi criado por meio da Resolução 2/2024, em comemoração aos 190 anos do Parlamento catarinense. Foram realizadas cinco edições em 2024: Blumenau, Joinville, Criciúma, Lages e Chapecó.

Assim que assumiu a presidência da Assembleia em fevereiro do ano passado, o deputado Julio Garcia (PSD) garantiu a continuidade do programa para os próximos dois anos, o que se confirmou com a aprovação da Resolução 1/2025.

No ano passado, o programa esteve em São Miguel do Oeste (Bancada do Oeste), Mafra (Bancada do Norte) e Balneário Camboriú (Bancada do Vale do Itajaí). Neste ano, além de Curitibanos, está programada a edição da Bancada do Sul, em Araranguá, na última semana de maio.

Programação*

Terça-feira (24/03)

8h – Entrevista coletiva com o Presidente e a Bancada Serrana
9h – Sessão Parlamento Jovem
10h – Reunião da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural
10h45 – Reunião da Comissão de Constituição e Justiça
11h30 – Reunião da Comissão de Esportes e Lazer
13h – Reunião do Comitê Integra (Cidadania e Paz nas Escolas)
14h – Início da Sessão Ordinária Regionalizada

Quarta-feira (25/03)

8h45 – Reunião da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
9h30 – Reunião da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia e Inovação
10h – Reunião da Comissão de Direitos Humanos e Família
10h30 – Reunião da Comissão de Transportes, Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura
11h – Reunião da Comissão de Finanças e Tributação
11h30 – Reunião da Comissão de Educação e Cultura
14h – Início da Sessão Ordinária Regionalizada

Local do evento

Local: Parque de Exposições Pouso do Tropeiro, Avenida Lions, s/n, Água Santa.

*programação sujeita a alterações


Perguntas Frequentes

O que é o Programa Alesc Itinerante?

É uma iniciativa que leva o Parlamento catarinense para o interior do estado e o aproxima da comunidade regional.

Quando ocorrerá a edição em Curitibanos?

Entre os dias 24 e 25 de março.

Quais atividades estão previstas?

Reuniões de comissões permanentes, sessões plenárias e participação de entidades regionais.

Imagem aérea de Curitibanos, sede da próxima edição do Programa Alesc Itinerante

FOTO: William Dias/Prefeitura de Curitibanos

Posts relacionados

Comissão aprova projeto que trata de uso de celulares em sala de aula

Redação

Caso envolvendo o delegado Ulisses Gabriel é encerrado sem qualquer comprovação de irregularidades

Redação

Alesc homenageia os 68 anos do Crea-SC em sessão especial com reconhecimento a lideranças e entidades da engenharia

Redação