Blog do Prisco
Notícias - Lateral

CyberGAECO e PCSC deflagram Operação Override de combate a fraudes que causaram mais de um milhão em prejuízo à plataforma de ecommerce

A operação cumpriu doze mandados de busca e apreensão, para apurar indícios de fraudes eletrônicas à plataforma de ecommerce.

OBS: A partir das 9h, o Coordenador Estadual do CyberGaeco, Promotor de Justiça Eliatar Silva Junior, e os Delegados Vinicius (DIC de Joinville) e Ross (Regional), estarão à disposição da imprensa para falar sobre a operação no Departamento de Combate a Estelionatos da Delegacia Regional de Polícia (DIC), em Joinville.

Na manhã desta terça-feira (17/06), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) juntamente a Polícia Civil do Estado de Santa Catarina (PCSC), deflagraram a Operação Override, em apoio à 7ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joinville. Na operação foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão na cidade de Joinville/SC, em investigação que teve como objetivo combater fraudes eletrônicas efetuadas contra uma das gigantes plataformas de ecommerce.

Veja aqui as imagens da operação.

A investigação foi conduzida pela Delegacia de Combates a Estelionatos de Joinville juntamente com a equipe do CyberGAECO e os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Joinville, que acolheu o requerimento apresentado para obtenção das medidas cautelares cumpridas neste dia e que compreendem ainda a indisponibilidade de bens e o bloqueio de contas bancárias dos envolvidos.

Durante a investigação foi constatado que os investigados invadiam contas nesta plataforma digital, responsável pela venda e entregas de mercadorias de empresas parceiras, e alteravam o valor dos produtos anunciados para muito abaixo dos praticados no mercado. Após as modificações e a partir de contas falsas criadas nesta mesma plataforma, realizavam a compra destes produtos, em grandes quantidades, os quais eram entregues ainda no mesmo dia.

 

Na maioria dos casos os produtos tiveram seu valor reduzido em mais de 90%, causando um prejuízo para a plataforma de ecommerce em mais de um milhão de reais.

Operação Override  

No contexto de tecnologia da informação o termo “Override” refere-se à ação de sobrescrever, alterar ou burlar configurações originais em um sistema, substituindo dados, métodos ou configurações previamente definidos.

Na presente investigação, o termo designa a conduta dos investigados que deliberadamente manipulavam os valores reais de produtos, em uma plataforma de ecommerce, modificando os preços originais para valores bem abaixo dos praticados. Após a alteração, adquiriam os produtos modificados, lesando a empresa vendedora, caracterizando assim à fraude eletrônica.

GAECO e CyberGAECO  

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) é uma força-tarefa conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina e composta pela Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.
O CyberGAECO é uma força-tarefa especializada, inserida na estrutura do GAECO, formada por integrantes do Ministério Público de Santa Catarina, da Polícia Civil, da Polícia Militar, da Polícia Penal, para identificar, buscar prevenir e reprimir infrações penais praticadas em ambientes virtuais.