Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Daniel Freitas e Ana Campagnolo juntos em missão oficial em Portugal

Comitiva de autoridades catarinenses também contou com a presença de Rubens Angioletti, vice-prefeito de Itajaí

O deputado federal Daniel Freitas (PL-SC) e a deputada estadual Ana Campagnolo (PL-SC), na companhia também do vice-prefeito de Itajaí, Rubens Angioletti (PL-SC), estiveram em missão oficial em Portugal. O motivo da viagem foi para estreitar o relacionamento de quatro cidades catarinenses com outras quatro cidades portuguesas. Chamadas popularmente de ‘cidades-gêmeas’, este tipo de relação aproxima municípios e estabelece novas parcerias comerciais. A partir de agora, Jaguaruna passa a ser ‘irmã gêmea’ de Nazaré; Itajaí de Setúbal; Porto Belo de Freguesia da Ericeira e Florianópolis de Lisboa.

É evidente que para haver esta relação, os municípios devem ter semelhanças entre si. A nossa Jaguaruna, no sul do estado, foi coroada como a capital da maior onda do Brasil – projeto este relatado pelo deputado Daniel Freitas, tanto que a famosa ‘Laje da Jagua’ virou ponto de encontro de surfistas do país inteiro. Já Nazaré é conhecida como a capital mundial de ondas gigantes, e é considerada a “meca” dos surfistas que praticam esta categoria do esporte.

“É impressionante como o surfe transformou Nazaré. A prefeitura lançou uma marca própria para comercializar uma infinidade de produtos com a sua identidade, como camisetas, bonés, garrafas, leashes de pranchas, wetsuit e tantos outros. Além disso, a cidade se estruturou para receber os surfistas que chegam de todas as partes do mundo, além, claro, dos turistas que aproveitam a visita ao país para conhecer a famosa praia de ondas gigantescas. Desde a rede hoteleira até o comércio local, tudo é voltado para o surfe. A cidade vestiu a camisa e soube monetizar isso de uma forma muito inteligente. Jaguaruna tem todas as condições de operar da mesma maneira e eu tenho certeza que com esta nova relação de cidades-gêmeas, isto ocorrerá muito em breve”, afirmou o deputado Daniel.

Já o município de Setúbal assemelha-se muito com Itajaí, pois também é uma importante cidade portuária e está a poucos quilômetros da capital Lisboa. A relação entre Porto Belo e Ericeira é ainda mais evidente, pois ambas as cidades são de pequeno porte e com praias paradisíacas, rodeadas de ilhas e costões. Inclusive, nos anos 1800, Porto Belo chamava-se “Nova Ericeira”, justamente pela incrível simetria com a localidade portuguesa. E Lisboa, a capital, local mais cosmopolita do país, possui particularidades também muito presentes em Florianópolis, como as raízes culturais e gastronômicas, justificando a relação gemelar entre as cidades.

Os contratos entre as prefeituras deverão ser assinados em breve, selando então oficialmente esta parceria histórica. Inclusive, o governador Jorginho Mello (PL-SC) esteve em Nazaré em 2024 e, na época, afirmou: “Eu não tenho dúvida que essa interação entre Jaguaruna, Santa Catarina e Nazaré vai trazer muitos frutos na área do turismo e do esporte, pra que gente possa surfar também nessa grande onda que eles já surfam mundialmente e para que a gente possa lá, em Santa Catarina, fazer com isso aconteça, levando também competidores de todo o mundo e fazendo de Jaguaruna um ponto importante no calendário do surfe mundial.”

Ainda sobre a agenda dos parlamentares catarinenses em Portugal, Daniel Freitas e Ana Campagnolo foram aplaudidos em pé pelo parlamento português. Além da honraria, foram recebidos pelos deputados portugueses Rita Matias, Daniel Teixeira e Madalena Simões Cordeiro, além de terem sido prestigiados por André Ventura, o maior líder da direita portuguesa e presidente do Chega, o partido conservador do país.

Posts relacionados

Prefeita Carmen Zanotto recepciona comitiva de empresários e professores de Portugal

Redação

Mareajada 2025 reúne mais de 6 mil visitantes no primeiro dia de festa

Redação

Após décadas de espera, pavimentação é entregue em comunidade rural de Rancho Queimado

Redação