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Demolição da antiga ponte da Lagoa da Conceição inicia na próxima segunda-feira, dia 20 de outubro

Em razão disso, a navegação será totalmente interrompida no canal entre a Lagoa de Baixo e a Lagoa do Meio por até 10 dias

A Prefeitura de Florianópolis vai iniciar a demolição da antiga ponte da Lagoa da Conceição na próxima segunda-feira, dia 20 de outubro. Por conta disso, a partir desta data a navegação será interrompida no canal entre a Lagoa de Baixo e a Lagoa do Meio por até 10 dias, no caso, até a quinta-feira, dia 30 de outubro, para todos os tipos de embarcações, inclusive jet skis. A derrubada da travessia, que deverá levar até 20 dias, integra a programação das obras de revitalização do entorno da nova ponte, em andamento pela Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade.

O fechamento temporário do canal de navegação decorre da necessidade de colocação de balsas de apoio sob o “tabuleiro” (a laje superior correspondente à pista de rolamento) da ponte antiga para depósito do entulho resultante da demolição, que vai acontecer em partes. Primeiro, será derrubado o vão central (guarda-corpo de concreto e pista, nesta ordem) e, na sequência, as duas cabeceiras (os blocos de fundação e a parte de cima, tecnicamente chamada de “cinta de coroamento”, também nesta ordem). As duas escavadeiras com rompedores hidráulicos correspondentes ao maquinário a ser usado no trabalho, aliás, vão ser posicionadas em cada uma das cabeceiras, ou seja, no Centrinho, e próximo da Avenida das Rendeiras. Depois o entulho será transportado de caminhão para o devido descarte.

Após esse período de interdição total do canal de navegação poderá haver interrupções pontuais e esporádicas até a conclusão final da demolição da antiga ponte da Lagoa da Conceição. Esse momento histórico para a Capital , aliás, foi antecedido pela reversão da rede de água e esgoto dela para a nova ponte realizada pela CASAN.

Ainda quanto à interrupção da navegação, a administração municipal solicita atenção dos navegantes à sinalização náutica para evitar acidentes.

Ainda em outubro

Concluída essa etapa das obras de revitalização do entorno da nova ponte da Lagoa, inicia-se em paralelo, ainda em outubro, a implantação de mais duas áreas públicas de convivência social e contemplação das belezas naturais da região, nos terrenos das ex-cabeceiras da ponte antiga. São elas, o segundo boulevard do lado do Centrinho, um deck de madeira com guarda-corpo metálico devido à altura com relação às águas da lagoa, e uma praça, próximo da Avenida das Rendeiras.

No mais, para o término de toda essa requalificação da Lagoa da Conceição, falta finalizar as obras da praça ao lado do restaurante Oliveira e o deck contemplativo perto do primeiro boulevard, e revitalizar os passeios ao longo da Rua Henrique Veras do Nascimento (SC-404).

Cabe ressaltar, que em outubro de 2024 a Prefeitura entregou o novo Terminal Lacustre Ruth Bastos de Oliveira – de onde saem embarcações do Centrinho para a Costa da Lagoa, e vice-versa – com estrutura arquitetônica moderna. Ele fica a cerca de 40 metros de distância do antigo terminal, sentido Avenida das Rendeiras, e é composto de área para espera das embarcações coberta com bancos de madeira e sanitários com acessibilidade, e bicicletários, além de controle de acesso e zeladoria. Também já foi finalizado o trapiche em deck de madeira de 100 metros quadrados de área total ligando o novo terminal à antiga ponte.

E, em 13 de setembro, foi entregue o primeiro boulevard, nos 60 metros iniciais da Rua Senador Ivo D’Aquino. Ele abrange uma área total de 500 metros quadrados em frente dos estabelecimentos comerciais, sobretudo gastronômicos, existentes à esquerda da via que, do outro lado, ladeia o novo terminal lacustre Ruth Bastos de Oliveira e a Marina Ponta da Areia com seus barcos. Para a criação desse boulevard, os passeios da Ivo D’Aquino tiveram a largura triplicada, em média – tinham cerca de dois metros e passaram a ter uns seis metros. Além disso, as calçadas foram niveladas à pista de rolamento e ganharam estrutura uniforme com piso em concreto (antes o pavimento era de materiais diversos) e acessibilidade. O boulevard ainda vai receber mobiliário urbano da iniciativa privada.

Em novembro

Em novembro, a nova ponte da Lagoa, em pleno funcionamento desde a última semana de setembro, vai começar a receber iluminação cênica, com possibilidade de mudança de cor tal como a ponte Hercílio Luz. No caso, a empresa responsável pela execução da construção da travessia e obras complementares, a Cejen Engenharia Ltda., vai instalar refletores na parte debaixo e no alto de cada um dos nove pilares. Essa estrutura ficará pronta até a entrega total da revitalização do entorno da nova ponte, prevista para dezembro.

A nova ponte foi totalmente liberada ao trânsito de veículos em seus dois sentidos no dia 22 de agosto. Já em 26 de setembro, foi a vez da liberação da passagem pela ciclovia e pelos dois passeios. A ciclovia bidirecional (com duas faixas em sentidos contrários) de 2,80 metros de largura fica do lado esquerdo da travessia sentido Avenida das Rendeiras. E os passeios com 2,5 metros de largura, cada, estão localizados nas laterais das faixas da pista de rolamento.

A construção da maior travessia do interior da Ilha de Santa Catarina, teve o objetivo ambiental de melhorar a oxigenação entre a Lagoa da Conceição e a Lagoa Pequena, no Campeche. Além de embelezar ainda mais a região com um projeto arquitetônico de causar suspiros que engloba a revitalização do entorno da ponte e a melhoria da passagem das embarcações.

Os benefícios de toda essa infraestrutura de ponta vão decorrer do fato de que a altura livre, ou seja, a distância entre a lâmina d’água da Lagoa da Conceição e a nova ponte, é três vezes maior, se comparado à antiga travessia. Isso porque, na máxima maré, essa altura era de 1,80 metros, e passou a ser de seis metros. Sendo que a mesma proporção vale para o vão livre, ou seja, o espaço para a passagem de embarcações sob a ponte, que era de apenas nove metros, e agora, é de 30 metros.

A nova ponte da Lagoa da Conceição fica à direita (sentido Avenida das Rendeiras) da ponte antiga, que encontrava-se desgastada e subdimensionada para o fluxo de veículos. As obras iniciaram pelos dois aterros em rocha que abrigaram as cabeceiras da travessia. De formato curvo, ela tem estrutura de concreto armado, tanto no caso dos nove blocos/pilares(tanto esse último quanto o primeiro pilar ficam no nível das duas cabeceiras da ponte) quanto das duas faixas de rolamento, dos dois passeios, da ciclovia e das barreiras entre a pista e o passeio, e entre a pista e a ciclovia. E também recebeu guarda-corpo metálico. Suas dimensões também surpreendem com, ao todo, 214 metros de extensão e 17 metros de largura, sendo que as faixas de rolamento têm 3,5 metros de largura, cada.

Ainda no que diz respeito à acessibilidade, a geometria da nova ponte dará condições de conectar a ciclovia das Rendeiras com a ciclovia e a ciclofaixa que vão ligar com o terminal de ônibus da Lagoa (Tilag), ou seja, permitirá outros modais.

Todas essas obras contam com as devidas licenças ambientais provisória (LAP) e de instalação (LAI), concedidas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), assim como as autorizações da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e da Capitania dos Portos. O investimento, em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina, é da ordem de R$ 53 milhões.

Como ficou o trânsito

Também no dia 22 de agosto entrou em operação a nova dinâmica viária dessa região da cidade. Desde então, os motoristas que estiverem na Rua Henrique Veras do Nascimento e quiserem ingressar na nova ponte da Lagoa da Conceição vão passar pela lateral direita da rótula implantada na cabeceira da travessia no Centrinho, na altura da Rua Manoel Isidoro da Silveira, e seguir em direção à nova ponte.

Já quem estiver vindo das Rendeiras pela travessia, ao chegar no Centrinho, vai precisar virar à direita, se pretender seguir em direção ao Canto dos Araçás (direção em que fica o terminal lacustre, por exemplo), ou seguir reto e contornar a rotatória no sentido do Shopping Via Lagoa, se quiser trafegar pelo Centrinho ou ir em direção ao bairro Itacorubi, por exemplo.

Quem estiver na Rua Henrique Veras do Nascimento e quiser dirigir-se ao Canto dos Araçás deverá seguir reto pela via na faixa da esquerda, e contornar a rótula, sem acessar a nova ponte.

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