Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Deputada catarinense Geovânia de Sá propõe homenagem em comemoração à data nacional da criação do Estado de Israel

Em uma iniciativa que celebra os laços históricos, econômicos, institucionais e religiosos entre Brasil e Israel, a deputada federal Geovânia de Sá (PSDB-SC), diretora da Frente Parlamentar Brasil-Israel e integrante da Fundação Aliados de Israel, propôs a realização de uma Sessão Solene na Câmara dos Deputados em homenagem à data nacional de criação do Estado de Israel, comemorada em 14 de maio.

A proposta reconhece não apenas a importância histórica da independência israelense, proclamada em 1948, mas também destaca o papel central do Brasil nesse processo. O diplomata brasileiro Oswaldo Aranha presidiu a sessão da Assembleia Geral da ONU que aprovou a Resolução 181, autorizando a partilha da Palestina e viabilizando a criação do Estado de Israel.

“Celebrar esta data é reafirmar os valores democráticos, o respeito à soberania das nações e a importância do diálogo internacional. É também reconhecer a sólida parceria entre Brasil e Israel, que se estende para além da diplomacia e abrange cooperações estratégicas nas áreas de tecnologia, agronegócio, defesa, saúde e inovação”, afirmou a deputada Geovânia em seu discurso.

A deputada também enfatizou os laços culturais e religiosos que unem as duas nações. “Israel representa um ponto de referência para milhões de brasileiros cristãos, além de ser berço de valores judaico-cristãos que fundamentam nossa civilização. A aliança entre nossos povos é também espiritual”, destacou.
A Sessão Solene foi um momento de reconhecimento à história de um povo que, após séculos de dispersão, reconstruiu sua pátria em um território de significados milenares. A celebração também servirá como oportunidade para reforçar o compromisso do Parlamento brasileiro com a promoção da paz, da liberdade religiosa e da cooperação internacional.

A Frente Parlamentar Brasil-Israel e a Fundação Aliados de Israel estiveram presentes na solenidade, assim como autoridades diplomáticas, lideranças religiosas, representantes da comunidade judaica e convidados especiais, dentre eles, o embaixador de Israel, Daniel Zohar Zonshine​.

Posts relacionados

130 anos de laços entre Brasil e Japão são celebrados pela Alesc

Redação

Alesc homenageia os 50 anos da Fecoagro em sessão proposta pelo deputado Antídio Lunelli

Redação

PIB de Santa Catarina mantém liderança de crescimento no país

Redação