Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Deputada catarinense Geovânia de Sá propõe homenagem em comemoração à data nacional da criação do Estado de Israel

Em uma iniciativa que celebra os laços históricos, econômicos, institucionais e religiosos entre Brasil e Israel, a deputada federal Geovânia de Sá (PSDB-SC), diretora da Frente Parlamentar Brasil-Israel e integrante da Fundação Aliados de Israel, propôs a realização de uma Sessão Solene na Câmara dos Deputados em homenagem à data nacional de criação do Estado de Israel, comemorada em 14 de maio.

A proposta reconhece não apenas a importância histórica da independência israelense, proclamada em 1948, mas também destaca o papel central do Brasil nesse processo. O diplomata brasileiro Oswaldo Aranha presidiu a sessão da Assembleia Geral da ONU que aprovou a Resolução 181, autorizando a partilha da Palestina e viabilizando a criação do Estado de Israel.

“Celebrar esta data é reafirmar os valores democráticos, o respeito à soberania das nações e a importância do diálogo internacional. É também reconhecer a sólida parceria entre Brasil e Israel, que se estende para além da diplomacia e abrange cooperações estratégicas nas áreas de tecnologia, agronegócio, defesa, saúde e inovação”, afirmou a deputada Geovânia em seu discurso.

A deputada também enfatizou os laços culturais e religiosos que unem as duas nações. “Israel representa um ponto de referência para milhões de brasileiros cristãos, além de ser berço de valores judaico-cristãos que fundamentam nossa civilização. A aliança entre nossos povos é também espiritual”, destacou.
A Sessão Solene foi um momento de reconhecimento à história de um povo que, após séculos de dispersão, reconstruiu sua pátria em um território de significados milenares. A celebração também servirá como oportunidade para reforçar o compromisso do Parlamento brasileiro com a promoção da paz, da liberdade religiosa e da cooperação internacional.

A Frente Parlamentar Brasil-Israel e a Fundação Aliados de Israel estiveram presentes na solenidade, assim como autoridades diplomáticas, lideranças religiosas, representantes da comunidade judaica e convidados especiais, dentre eles, o embaixador de Israel, Daniel Zohar Zonshine​.

Posts relacionados

Geovania de Sá reafirma posição contra o aumento de deputados em discurso na Câmara

Redação

Prefeita de Balneário Camboriú é a primeira gestora mulher entre Protagonistas do Brasil

Redação

Zé Trovão propõe projeto que obriga uso das cores da Bandeira em representações oficiais

Redação