Blog do Prisco
Destaques

Deputada Daniela Reinehr assina requerimento para criação da CPI do INSS

Parlamentar cobra apuração rigorosa e reforça compromisso com a defesa dos aposentados e pensionistas lesados por fraudes bilionárias

A Deputada Federal Daniela Reinehr assinou, nesta segunda-feira (28), o requerimento para a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), com o objetivo de apurar responsabilidades no esquema bilionário de fraudes que prejudicou aposentados e pensionistas, conforme investigação da Polícia Federal realizada na última semana. Os desvios podem ultrapassar R$ 6,3 bilhões.

São necessárias 171 assinaturas para o pedido de instalação da CPI, articulado pela oposição ao governo na Câmara dos Deputados. Igualmente, é elaborado requerimento para convocar autoridades centrais, como o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, a fim de prestar esclarecimentos formais sobre o caso nos colegiados da Câmara.

“É inaceitável que aqueles que deveriam proteger o trabalhador brasileiro tenham traído sua confiança. Nosso compromisso é com a verdade, com a justiça e com a defesa do povo. Vamos apurar todos os fatos e responsabilizar quem cometeu irregularidades”, destacou a deputada federal Daniela Reinehr.

Segundo o autor do requerimento, deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO), será seguido o caminho das investigações conduzidas pela Polícia Federal, que apontam o envolvimento de 11 sindicatos, além do ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.

Esquema bilionário no INSS: o que revelou a PF

Na última quarta-feira (23), a Polícia Federal deflagrou uma operação para desmantelar um esquema bilionário de fraudes envolvendo o INSS. A operação investiga descontos indevidos em benefícios previdenciários, como aposentadorias e pensões, e cumpriu 211 mandados de busca e apreensão.

Como consequência, a Justiça determinou o afastamento de Alessandro Stefanutto, então presidente do INSS, que foi exonerado horas depois. Também foram afastados outros três dirigentes da Previdência Social e o chefe da Procuradoria Federal especializada do INSS, além de um agente da própria Polícia Federal.

Posts relacionados

Líder da Minoria reage à fraude no INSS e cobra explicações do governo

Redação

Amin assina CPI para investigar caso do INSS e dispara: “roubalheira feita com muita crueldade”

Redação

Escândalo de descontos não autorizados no INSS repercute na Alesc

Redação