Blog do Prisco
Destaques

Deputada Daniela Reinehr cobra, de ministro da Fazenda, soluções para crédito no campo

Na manhã desta quarta-feira (24), durante audiência da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara Federal, a deputada catarinense Daniela Reinehr (PL) fez questionamentos ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), sobre as dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais devido ao endividamento e à dificuldade de acesso ao crédito.

Daniela ressaltou que o problema atinge de forma ainda mais intensa pequenos agricultores, realidade predominante em Santa Catarina. “E o principal indicador que nós temos, lá na base, é que o nosso produtor rural está passando por dificuldades extremas; está endividado. Sou produtora rural também e sei que, sem crédito, não há safra e, sem safra, não há alimento”, afirmou.

Para a deputada, além da disponibilidade de recursos, é fundamental que os valores sejam acessíveis e que as tarifas aplicadas não inviabilizem o financiamento. “O crédito é a seiva do agronegócio. Quando falamos em acesso, é preciso pensar na disponibilidade e nas condições justas. Do contrário, os pequenos produtores não conseguem sobreviver”, completou.

Daniela ainda criticou a possibilidade de taxação da Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), que, segundo ela, desestimula investimentos no setor. “São principalmente pequenos investidores pessoas físicas que aplicam em LCAs e ajudam a financiar o agro. Se esses investidores retirarem o dinheiro e colocarem na poupança, por exemplo, o crédito para o campo fica ainda mais limitado”, alertou.

Por fim, Daniela retomou uma fala do próprio ministro para reforçar seu argumento. “O senhor disse que o dinheiro está ficando no caminho. E é justamente isso: o recurso não está chegando na ponta. É urgente garantir que chegue ao produtor rural, que é quem mantém a produção e abastece o Brasil”, defendeu a deputada, concluindo que crédito forte é agro forte, além de um país ainda mais competitivo.

Posts relacionados

Com investimentos de R$ 436 mi, portos de Santa Catarina terão operacoes ampliadas

Redação

Deputada Daniela garante aprovação de projeto que proíbe desapropriação de imóveis invadidos

Redação

Secretaria da Fazenda autoriza emissão de notas fiscais eletrônicas sem credenciamento

Redação