A deputada federal Daniela Reinehr (PL/SC) intensifica a defesa dos produtores de banana de Santa Catarina e de todo o país. Em vídeo publicado nas redes sociais, a parlamentar alertou para o risco da importação de banana do Equador, que pode colocar em perigo a produção nacional e ameaçar o sustento de milhares de famílias brasileiras.
“Essa importação pode trazer pragas e doenças que não existem no Brasil, que são combatidas com defensivos pesados não utilizados no país, comprometendo todo o trabalho e esforço de quem produz com tecnologia e qualidade”, destacou Daniela, lembrando que Santa Catarina é um dos maiores polos produtores da fruta, com destaque para cidades como Luiz Alves, Massaranduba, Corupá, Garuva e Jacinto Machado.
Como membro titular da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, Daniela atuou com os demais parlamentares para convocar o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, a fim de prestar esclarecimentos sobre a decisão de permitir a importação. Além disso, apresentou requerimentos com base técnica e sanitária pedindo a suspensão imediata da autorização. “Porque somos autossuficientes e exportadores de banana, mas, sobretudo, pela segurança do agro brasileiro”, justificou.
Para ela, o Ministério da Agricultura precisa ouvir quem está no campo, antes de tomar qualquer decisão. “As lideranças de Santa Catarina estão certas em cobrar atenção e podem contar comigo”, reforçou a deputada que mantém uma atuação constante em defesa do setor produtivo, especialmente das cadeias agrícolas que sustentam a economia catarinense.
Toda essa discussão se deve à decisão recente do Ministério da Agricultura de autorizar a importação de bananas do Equador, algo desnecessário e sem propósito. A decisão abriu um grande debate entre produtores, parlamentares e técnicos do setor agrícola, que temem impactos sérios para o agronegócio nacional, especialmente em Santa Catarina, São Paulo, Bahia e Rio Grande do Norte, grandes produtores da fruta.
Santa Catarina é referência nacional na produção de banana
Santa Catarina é um dos maiores produtores de banana do Brasil e o segundo em produtividade. Segundo a Epagri/Cepa, o estado possui cerca de 28,8 mil hectares plantados, concentrados principalmente no Litoral Norte. Na safra 2022/2023, a produção catarinense alcançou 703 mil toneladas, movimentando R$ 1,1 bilhão. O setor envolve cerca de 4 mil famílias e representa a principal fruta cultivada no estado.
Santa Catarina também vem se destacando nas exportações, respondendo por metade do volume nacional no primeiro semestre de 2025. Com tecnologia e monitoramento por satélite da Epagri, o estado reforça sua posição como referência em qualidade e segurança fitossanitária — razão pela qual a importação de banana do Equador é vista como uma ameaça real ao setor.