Objetivo foi conhecer experiências em recuperação ambiental e energia a partir de rejeitos
O deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Transição Energética Justa da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), integrou uma missão técnica ao estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, entre os dias 12 e 19 de setembro. A delegação foi composta por representantes de diversas entidades ligadas à Ação Civil Pública (ACP) do Carvão, com o objetivo de conhecer de perto experiências bem-sucedidas em recuperação ambiental de áreas degradadas pela mineração e geração de energia a partir de rejeitos.
O estado da Pensilvânia é considerado um modelo internacional na reabilitação de territórios impactados pela exploração de carvão mineral e serviu de referência para o início das obras de recuperação no Sul de Santa Catarina. Atualmente, 55% das áreas afetadas pela mineração no estado catarinense já passaram ou estão passando por obras de recuperação. Durante a missão, o grupo realizou visitas técnicas a áreas reabilitadas, usinas que transformam resíduos em energia e instituições ambientais do governo norte-americano.
“Essa missão técnica foi uma oportunidade para conhecermos de perto os resultados de projetos voltados à sustentabilidade e à geração de energia a partir de rejeitos. O nosso compromisso foi o de buscar soluções modernas, responsáveis e que gerem benefícios concretos para a população catarinense”, afirmou o deputado Rodrigo Minotto.
O convite para integrar a comitiva partiu do presidente da Associação Brasileira de Carbono Sustentável (ABCS), Fernando Zancan. A participação do deputado reforça o compromisso da Frente Parlamentar com uma transição energética justa, aliando recuperação ambiental, inovação tecnológica e desenvolvimento sustentável nas regiões historicamente impactadas pela atividade carbonífera.