Blog do Prisco
Destaques

Deputado Sargento Lima propõe o fim da taxa de licenciamento de veículos

Começa a tramitar na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira, projeto de lei que isenta os donos de veículos do pagamento da taxa de Licenciamento. O autor da matéria, deputado Sargento Lima (PL), argumenta que a taxa precisa ser extinta, pois serve para custear a impressão de um documento, que se tornou digital, ou seja, o custo não existe mais. E se o proprietário do carro quiser imprimir, explica o parlamentar, ele mesmo pode fazer em casa, numa folha A4. Hoje, o valor médio da taxa é de R$ 142,69.

A Taxa de Renovação do Certificado de Licenciamento Anual do Veículo é cobrada junto com o pagamento do IPVA, conforme o número final da placa. O documento físico acabou em dezembro de 2019 e a taxa passou a ser digital, sem emissão de papel.

Com a mudança, ao ser abordado pela polícia, o motorista pode mostrar o QRCode no seu celular ou então uma folha de papel com os dados do veículo, impresso por ele mesmo. Por isso, diz Sargento Lima, não há mais justificativa para a cobrança da taxa.

Sobre a constitucionalidade do projeto de lei, o deputado Sargento Lima explica que o artigo 39, inciso primeiro da Constituição Estadual, estabelece que cabe à Alesc dispor sobre “sistema tributário, arrecadação e distribuição de rendas”, exceto nos casos de iniciativa privativa do governador do Estado. E aponta que o seu projeto se enquadra na arrecadação e distribuição de rendas provenientes de taxas.

Foto> Rodolfo Espínola / AgênciaAL – Sargento Lima (em pé) e Mauro de Nadal

Posts relacionados

Deputado catarinense recebe prêmio ‘Liderança Transformadora’ da Câmara dos Deputados da Argentina

Redação

Receita Federal divulga programa para destinar imposto para projetos em SC

Redação

Dr. Vicente critica falta de investimentos federais em infraestrutura de Santa Catarina

Redação