Em um espaço dedicado a palestras, relatos de casos de sucesso e estações técnicas, mais de 300 pessoas – entre produtores rurais, dirigentes sindicais, supervisores regionais do Senar/SC, supervisores e técnicos da ATeG, especialistas, além de lideranças políticas e do agronegócio – participaram de intensos debates sobre os desafios, avanços e oportunidades de um segmento em plena expansão. O Dia de Campo Estadual da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) com foco para a Piscicultura, realizado na última terça-feira (19), no Pesca e Lazer Beira Rio, em São Ludgero, foi um sucesso.
Promovido pelo Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato Rural de Braço do Norte, o evento reuniu produtores das áreas de abrangência dos Sindicatos Rurais de Braço do Norte, Orleans, Rio Fortuna, Massaranduba, Armazém, Agrolândia, Benedito Novo, Mafra e Jacinto Machado.

O vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Clemerson Argenton Pedrozo, destacou que Santa Catarina já está entre os cinco maiores produtores de peixes cultivados do Brasil, consolidando a tradição catarinense na produção de proteína animal. “Tivemos palestras e casos de sucesso que demonstraram a rentabilidade da atividade e o seu futuro promissor. Representando o presidente José Zeferino Pedrozo, reafirmamos o compromisso do Sistema Faesc/Senar e dos Sindicatos Rurais em continuar investindo na Assistência Técnica e Gerencial em todas as cadeias, para que o agronegócio catarinense siga evoluindo, garantindo renda ao produtor e desenvolvimento aos municípios”, afirmou.
O presidente do Sindicato Rural de Braço do Norte, Edemar Della Giustina, ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento do setor. Já o vice-prefeito de São Ludgero, Lucas Peters, reforçou o papel estratégico do evento para o desenvolvimento da piscicultura.
A coordenadora estadual da ATeG Senar/SC, Paula Coimbra Nunes, destacou o impacto do Dia de Campo. “Foi um momento importante para que os produtores pudessem trocar informações, esclarecer dúvidas com nossos técnicos e acompanhar palestras e casos de sucesso da ATeG. Esse contato aproxima ainda mais o Sistema Faesc/Senar dos produtores rurais e fortalece toda a cadeia da piscicultura.”
PERSPECTIVAS DA TILAPICULTURA
A programação contou com a palestra do presidente da Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR), Francisco das Chagas de Medeiros, sobre o tema: “A Tilapicultura em Santa Catarina e no Brasil – Perspectivas futuras do negócio para o mercado interno e externo e a importância da assistência técnica como ferramenta de desenvolvimento setorial”.
O palestrante apresentou análises sobre o potencial de crescimento da piscicultura e reforçou a relevância da Assistência Técnica e Gerencial para a consolidação de mercados. “Este encontro foi uma experiência única, pois reuniu técnicos da ATeG e produtores de tilápia justamente em uma região que detém a maior produtividade mundial por área. A Assistência Técnica, em um período de dois a quatro anos, é decisiva para consolidar o produtor na atividade, que é hoje a proteína animal que mais cresce no Brasil. Parabéns à ATeG pelo trabalho e aos produtores, que fazem do Brasil o quarto maior produtor de tilápia do mundo”, afirmou Medeiros.
CASOS DE SUCESSO
Entre os destaques do encontro estiveram relatos de produtores que alcançaram expressivos resultados com o apoio da ATeG. Laercio Burgrever, da comunidade de Pinheiral (Braço do Norte), compartilhou sua evolução na atividade acompanhado pelo técnico de campo José Victor Safadi Ferrarezzi.
Em seguida, o produtor Júnior Warmling, da localidade de Rio do Meio (Santa Rosa de Lima), integrante do Sindicato Rural de Rio Fortuna, relatou sua trajetória de sucesso, juntamente com o técnico de campo Anderson de Souza Corrêa, evidenciando o impacto da assistência técnica na transformação da propriedade.
ESTAÇÕES TÉCNICAS
O encontro também contou com estações técnicas, que promoveram a atualização prática de conhecimentos em temas essenciais para o desenvolvimento da atividade: Manejo de solo e fertilização; Manejo alimentar; Utilização de aditivos na piscicultura; Técnicas de autópsia de peixes a campo.
Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:
- Site: https://bit.ly/faescsenar
- Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc
- Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar
- Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar
- YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar
- Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/