Blog do Prisco
Destaques

Disputa ao TJSC pelo Quinto Constitucional movimenta bastidores e debates jurídicos regionais

Desde a segunda quinzena do mês passado está em andamento a campanha interna pela vaga no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) destinada à advocacia , no chamado Quinto Constitucional da OAB, que está previsto na Constituição de 1988, e é um dispositivo jurídico que determina que um quinto das vagas em tribunais seja reservada para advogados e membros do Ministério Público.
A disputa já é considerada uma das mais movimentadas da história da seccional catarinense , com 12 advogados inscritos, incluindo potenciais nomes de experiência política e jurídica , e no setor público-administrativo, como é o caso do deputado estadual , Ivan Naatz , o ex-Procurador Geral do Estado, Márcio Vicari e o ex-Procurador Jurídico da prefeitura de Palhoça e ex-juiz do TRE-SC, William Medeiros de Quadros , além de Giovani de Lima, ex-consultor jurídico e chefe de gabinete da vice-governadora de SC Marilisa Boehm. Três advogadas também dão o tom feminino na disputa jurídica: Giane Bello ( Fpolis), Martha Bianchi ( Jaraguá do Sul) e Sabine Muller Souto (Fpolis).

Até meados de outubro os candidatos apresentam suas propostas para os advogados associados na OAB catarinense que estão aptos a votar, de forma facultativa. Na eleição, serão escolhidos os 6 nomes que mais receberam votos e que vão compor uma lista sêxtupla que será enviada para os desembargadores do TJSC escolherem, pela primeira vez, por voto secreto, três nomes. A lista tríplice , então, será encaminhada para o governador Jorginho Mello (PL), que define quem vai assumir a cadeira vaga no Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Na campanha que já movimenta as diversas regiões dos concorrentes, o deputado e advogado Ivan Naatz tem usado, além das redes sociais, a estratégia de reuniões e debates com colegas denominados “Porta Aberta com a Advocacia ”, um espaço dedicado “ ao diálogo, à troca de ideias e ao fortalecimento da nossa classe”.
Os encontros já aconteceram na região de Joinville, Blumenau e Lages e prosseguirão nas demais pelo Estado. “Tenho Reforçado a defesa da valorização da advocacia e das Comarcas do interior, fundamentais para o desenvolvimento jurídico e social de Santa Catarina”, observa Naatz , que com 34 anos de atuação na advocacia, acrescenta que esta colocando sua experiência a serviço do poder judiciário estadual e preparado para a disputa ao cargo de desembargador pelo Quinto Constitucional. Na região Norte, afirma que já tem o importante apoio político do colega deputado e empresário Antidio Lunelli (MDB) , de Jaraguá do Sul.