Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Dreveck: parecer favorável a aumento da alíquota

O líder do governo, deputado Silvio Dreveck (PP), relatou hoje seu parecer favorável à aprovação do PLC 41.5/2015. Entre outros tópicos, o projeto de lei complementar altera as alíquotas de contribuição previdenciária dos servidores estaduais. O parecer foi relatado na reunião conjunta das Comissões de Constituição e Justiça, Finanças e Tributação e de Trabalho, Administração e Serviço Público.

O projeto de lei aumenta gradualmente a contribuição previdenciária do servidor estadual. A participação passará de 11% a 14% até 2018, aumentando 1% ao ano. A contribuição do Estado também aumentará progressivamente, atingindo 28% no mesmo período. O Executivo apresentou uma emenda substitutiva global a fim de integrar o Fundo Previdenciário ao Fundo Financeiro e garantir a isonomia nas contribuições dos servidores.

silvio dreveck alíquota

Este é um dos projetos que compõem a reforma da previdência em Santa Catarina. O objetivo é reduzir o rombo nas contas do tesouro do Estado com a previdência. Nos últimos nove anos a diferença entre a arrecadação e o pagamento de benefícios acumulou mais de R$ 13,7 bilhões de déficit, valor que ultrapassou investimentos realizados em Saúde e Educação no período. “O projeto de lei visa garantir o pagamento das aposentadorias no futuro. Não podemos pedir à população catarinense que pague mais impostos para custear a previdência,
assim como foi feito no Rio Grande do Sul e Paraná.”, afirmou o deputado Silvio Dreveck.

Tramitação

Durante a reunião conjunta, foi concedida vista coletiva para que os deputados possam analisar a matéria. Foi estabelecido o prazo de apresentação de emendas parlamentares até a próxima terça-feira (08) e a deliberação deverá ocorrer em nova reunião das comissões na quinta-feira (10).

Foto: Fábio Queiroz, ag. Alesc, divulgação

Posts relacionados

Santa Catarina sobe 21 posições no ranking de liberdade econômica

Redação

Governador Jorginho Mello sanciona lei de Lunelli que libera bingos beneficentes

Redação

Profissionais com ensino superior têm taxa de desocupação de apenas 1,2% em Santa Catarina

Redação