Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Arquivo / SECOM
A Economia Criativa empregou mais de 180 mil trabalhadores formais em Santa Catarina em maio de 2025. O setor registrou crescimento de 30,27% na série histórica, entre dezembro de 2020 e maio de 2025. Esse desempenho demonstra que o setor vive um momento de expansão no estado.
A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) lançou nesta quinta-feira, 14, uma nova publicação do Informativo Mensal do Emprego. A edição de nº6 tem como destaque os indicadores do trabalho formal na Economia Criativa. As análises foram feitas pela equipe de economistas, com base nos dados e microdados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).
A Economia Criativa é formada por um conjunto de atividades que têm a criatividade, o conhecimento e a inovação como principais recursos. Entre elas estão as ocupações relacionadas à cultura, gastronomia, tecnologias da informação e comunicação, audiovisuais, design, moda, publicidade, pesquisa e desenvolvimento.
Na série histórica, o segmento que apresentou o maior crescimento no quantitativo de trabalhadores formais em Santa Catarina foi a Publicidade, que dobrou de tamanho (+107%). O segundo maior crescimento foi do segmento de Teatro – Artes cênicas – (+70,9%). Festas e celebrações foi o segmento com o terceiro maior aumento (+71,4%).
Gastronomia e Tecnologias da Informação
No mês de maio, entre os 180 mil trabalhadores formais da Economia Criativa em Santa Catarina, 49,7% atuavam no segmento da Gastronomia. Na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), a participação foi de 26,8%. Dessa forma, os dados reforçam o perfil de SC como destino atrativo e polo de inovação.
Adicionalmente, a Publicidade concentrou 6,5% dos trabalhadores formais da Economia Criativa em SC, enquanto o Artesanato reuniu 5,5%, ambos no mês isolado de maio. Já no acumulado dos primeiros cinco meses do ano, as atividades do setor que mais geraram empregos foram a Publicidade (32,8%), a Gastronomia (29,5%) e a Tecnologia da Informação e Comunicação (25,0%).
O secretário de Estado do Planejamento, Fabrício Oliveira, reforça o papel estratégico da gastronomia e das tecnologias da informação. “Juntos, esses dois segmentos da Economia Criativa geraram mais de 76% dos empregos formais no mês de maio. Isso traduz o espírito inovador da população de Santa Catarina, aliado à valorização das identidades regionais e ao forte investimento em tecnologia”, afirmou o secretário.
Criatividade, conhecimento e inovação
Fabrício Oliveira enfatiza que o tripé da criatividade, do conhecimento e da inovação reúne os recursos fundamentais para o desenvolvimento sustentável e a competitividade econômica do estado. “As políticas públicas implementadas pelo governador Jorginho Mello fortalecem o ambiente de negócios, incentivam setores estratégicos, geram empregos de qualidade e fortalecem nossa identidade. As evidências mostram que nossos pilares de desenvolvimento combinam tradição e inovação”, declarou o secretário do Planejamento.
Ademais, cabe informar que o estado ocupou a primeira posição no Índice de Desenvolvimento Potencial da Economia Criativa (IDPEC) de 2023. Santa Catarina registrou um IDPEC de 0,78, empatando com o Estado de São Paulo. O indicador foi elaborado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), com a finalidade de medir o potencial de desenvolvimento do setor nas Unidades Federativas do Brasil.
Acesse esses e outros dados no Informativo Mensal de Emprego