Avaliação será aplicada do dia 22 a 31 de outubro em 49 escolas municipais
A rede municipal de ensino de Criciúma se prepara para as avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Na cidade, as provas serão aplicadas do dia 22 a 31 de outubro e integram o cronograma do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ao todo, 49 escolas do município serão avaliadas, com mais de três mil alunos participantes. A média de desempenho dos estudantes, apurada no Saeb, irá compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), responsável por medir a qualidade do ensino na rede pública de todo o país.
“O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Educação demonstra o comprometimento de Criciúma com a qualidade do ensino público. Cada ação voltada ao Saeb representa um investimento no futuro dos nossos estudantes e da cidade. A educação é a base para o desenvolvimento social e econômico, e ver nossas escolas mobilizadas, com professores e alunos engajados, mostra que estamos no caminho certo”, ressalta o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.
A prova será aplicada a todos os alunos matriculados em turmas de 5° e 9° anos do Ensino Fundamental, de forma censitária, abrangendo as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Além disso, algumas escolas participarão de forma amostral das avaliações de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. O cronograma de aplicação será definido individualmente, de acordo com cada unidade de ensino, dentro do período estabelecido pelo Governo Federal.
Segundo a secretária municipal de Educação, Geovana Benedet Zanette, o Saeb é o principal instrumento para diagnosticar a qualidade da educação básica, possibilitando compreender os fatores que interferem no desempenho dos estudantes e no funcionamento das escolas. Por isso, foram desenvolvidos projetos ao longo do ano letivo como forma de aprimoramento da aprendizagem dos alunos.
“O Saeb é uma oportunidade para que a rede municipal avalie seus avanços e identifique pontos que ainda precisam ser fortalecidos. O resultado vai muito além da nota: ele reflete o esforço coletivo em prol da qualidade da educação em Criciúma. As unidades de ensino estão desenvolvendo várias ações, focando na aprendizagem dos alunos, envolvendo as famílias para o acompanhamento dos resultados e para a conscientização sobre a importância da prova”, destaca a secretária.
Preparações para o Saeb
Ao longo do ano, a Secretaria Municipal de Educação de Criciúma desenvolveu um conjunto de ações estratégicas voltadas à melhoria do desempenho dos estudantes da rede municipal, como forma de preparação para as provas do Saeb. Um currículo escolar foi organizado para as turmas de 5° e 9° anos, estruturado a partir dos descritores da Matriz de Referência da avaliação, nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática.
Outra ação desenvolvida foi a implementação da avaliação própria de larga escala do Programa Municipal de Avaliação de Criciúma (PROMAC), aplicada aos alunos de 5° ao 9° ano, permitindo o mapeamento das principais dificuldades dos estudantes. Já no projeto MobilizAção Saeb, foram elaboradas listas semanais de exercícios e simulados baseados nos descritores e nas habilidades que demandam aprofundamento. As atividades foram publicadas na plataforma Google Sala de Aula, possibilitando o acesso dos professores.
Também como parte do projeto MobilizAção Saeb, foram produzidas videoaulas, disponibilizadas no canal do YouTube da Secretaria de Educação, para uso coletivo em sala de aula. Completando as ações, foram promovidos aulões de revisão de Língua Portuguesa e Matemática, voltados para as turmas que realizarão o Saeb, além da formação dos professores dessas áreas do conhecimento e pedagogos, com foco nos descritores da matriz da avaliação nacional.
Outra frente importante do projeto foi a atuação direta dos coordenadores pedagógicos nas escolas com menores índices de desempenho, oferecendo suporte técnico e metodológico aos professores e estudantes, com foco na revisão dos descritores da prova. No âmbito da preparação emocional e motivacional dos alunos, a Secretaria Municipal de Educação implementou o projeto Mobilizamente.